A Prefeitura de Itapevi abre nesta quarta-feira (20) as inscrições gratuitas para o seu 4º Concurso de Poesias – Consciência Negra. No total, serão três diferentes categorias, definidas conforme a faixa etária do participante. Serão distribuídos R$ 3.600 em prêmios para os três melhores colocados.

Além disso, as cinco melhores poesias também receberão o certificado de Honra ao Mérito. A adesão à competição é gratuita. Cada interessado pode participar com até duas obras. O prazo se estende até 5 de novembro.

A pessoa pode se inscrever de duas formas, uma delas pessoalmente na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro). O horário é das 8h30 às 16h30.

A outra maneira para se cadastrar está no formato online, no formulário eletrônico do concurso (clique aqui). Por meio deste endereço eletrônico, é possível acessar o regulamento do torneio.

Em cada categoria, o primeiro lugar receberá prêmio de R$ 600. A segunda colocação garantirá R$ 400 e a terceira posição, R$ 200. Qualquer pessoa pode participar. No caso dos menores de 18 anos, o responsável deverá assinar uma declaração que permite a inscrição.

Os cinco melhores colocados serão comunicados via telefone ou por meio do e-mail com a antecedência de três dias da data de premiação. A classificação oficial será anunciada às 18h do dia 24 de novembro, no espaço da Biblioteca Municipal.

Categorias
A infantojuvenil vai abranger crianças com idades entre 8 e 12 anos. Os candidatos que compõem essa faixa etária deverão abordar o tema “Beleza da pessoa preta” em suas respectivas obras.

Já os inscritos adolescentes/jovens precisam ter de 13 a 17 anos e terão como temática “A pessoa preta nos dias atuais”. Os concorrentes a partir de 18 anos entram como adultos, com poesias que abordam a “Cultura preta e suas raízes”.

Critérios de avaliação
Uma comissão julgadora irá avaliar os seguintes critérios: criatividade, originalidade, coerência e ortografia, enaltecendo a cultura negra. A comissão deverá entregar a pontuação das poesias até o dia 12 de novembro, para decidir os ganhadores. Caso a poesia apresente fragmentos de textos e/ou cópias de poesias já publicadas será automaticamente eliminada.

4ª Concurso de Poesia – Consciência Negra
Prazo de inscrições: de quarta-feira (20) até o dia 5 de novembro