Serviço funciona no Resolve Fácil e oferece acesso gratuito a computadores com internet e impressora para moradores de Itapevi

Impressão de currículos, atestados, segunda via de boletos e pesquisa para trabalhos escolares. Tudo de graça por meio do programa de inclusão digital Acessa Itapevi, que funciona no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347, Cidade Saúde), e que oferece acesso a computadores com internet gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Desde que foi transferido para o Resolve Fácil, em maio do ano passado, o posto itapeviense (que antigamente funcionava na Cohab) realiza cerca de 1,6 mil por mês. A unidade possui 10 computadores e o acesso é liberado mediante apresentação de RG, por senha. Não há limite de acessos por dia.
No local, as pessoas que têm dificuldades em acessar os serviços são auxiliadas por atendentes treinados. Os serviços mais procurados são emissão de segunda via de boletos, agendamentos diversos (Detran, TRE, certidões) e pesquisas escolares. São liberadas até cinco impressões por pessoa.

O programa

O programa, que funciona em Itapevi desde 2014, é uma parceria entre o governo do estado e a Prefeitura, que fica responsável pela manutenção das instalações físicas, pelo recrutamento e seleção dos recursos humanos, bem como pela monitoria do programa.

O município arca com o pagamento de materiais de consumo, despesas de custeios (água, luz, telefone, limpeza), segurança, gestão de cursos e capacitações oferecidas, além da manutenção do mobiliário e do funcionamento, acompanhamento e geração de relatórios sobre o desenvolvimento do programa e atendimentos junto ao Estado.

Já o Governo do Estado é incumbido de instalar os equipamentos eletrônicos, os programas de informática para uso no Acessa SP e pela manutenção dos computadores, bem como fica responsável por realizar o acompanhamento e capacitação de forma continuada dos profissionais que atuam no espaço.

Como funciona o serviço

Qualquer pessoa pode usar o Acessa SP gratuitamente. No primeiro atendimento, o usuário precisa apenas fazer um cadastro, apresentando o RG e assinar o Termo de Adesão. Nos demais acessos basta apresentar o RG. A sessão de atendimento pode ser de 30 ou 60 minutos, dependendo do posto.
Ao final da sessão, o usuário pode utilizar novamente o computador, desde que volte para a fila e aguarde sua vez, e não há limites de acessos por dia. As crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem se cadastrar com a autorização do responsável e apresentar cópias do RG de ambos.