Ao aliar o clima de Natal com a consciência de sustentabilidade, os 144 alunos do curso de artesanato da Escola Livre de Artes da Prefeitura de Itapevi produzem verdadeiras obras que dão aquele toque de fim de ano. Em meio a esse espírito, os participantes dessas aulas aprendem como transformar revistas velhas sem serventia em pequenas árvores natalinas, capazes de decorar qualquer ambiente.

Na prática, o que iria direto para o lixo após informar ou entreter os leitores se torna o principal insumo para os frequentadores do curso aplicarem seus conhecimentos. Depois de prontos, os itens carinhosamente elaborados são distribuídos pelos próprios alunos, gratuitamente. Algumas unidades também serão usadas na decoração do prédio da Secretaria da Cultura.

As técnicas são ensinadas em 12 turmas mantidas pelo curso, de segunda a quinta-feira, na sede da Secretaria (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro). As aulas têm duração de uma hora e são ministradas duas vezes por semana.

Em relação aos participantes, o curso tem alunos com idade a partir de 10 anos. No entanto, há frequentadores de diversas faixas etárias, desde adolescentes, jovens e pessoas da terceira idade. Para essa transformação, eles utilizam a reciclagem como um instrumento de promover a arte.

Como é a transformação

A partir da consciência de sustentabilidade, os alunos aplicam inicialmente técnicas de dobradura para a revista começar a ganhar um formato de árvore. Em seguida, eles utilizam cola para manter a forma desejada.

Depois disso, a pequena árvore natalina recebe aquele retoque de tinta que dá mais colorido a essa peça decorativa. O acabamento fica por conta de purpurina, laços confeccionados pelos alunos com EVA e papel laminado.

Mais cultura e conhecimentos

A iniciativa faz parte de um trabalho da Prefeitura de incentivo à cultura junto à população de Itapevi. Além da Escola Livre de Arte, a administração municipal mantém ainda as escolas livres de Teatro, de Dança, de Música e de Circo. Só no segundo semestre deste ano, todas elas abriram 1.045 vagas para diversas modalidades de aulas.