Na próxima quinta-feira (14), às 9h, o projeto Ampliando Horizontes entrega 765 novos óculos para as crianças da rede municipal de ensino. A iniciativa acontece no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro).

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a Eurofarma, com o objetivo solucionar o problema do baixo desempenho escolar por conta de problemas de visão identificado nos estudantes das instituições. Desde 2017, a ação social examinou/mapeou mais de 51 mil alunos da rede municipal de ensino.

Em sete anos, foram confeccionados e doados mais de 8,3 mil pares de óculos para as crianças itapevienses, já contabilizando as 765 novas entregas.

De outubro a novembro de 2023, a parceria realizou diversas consultas oftalmológicas como parte da etapa do projeto, ocasião na qual os alunos também realizaram as escolhas das armações dos óculos.

Neste ano, a iniciativa foi realizada com estudantes de 14 escolas municipais: Escola do Futuro Padre Giovanni Cornaro (Vila Dr. Cardoso), Escola do Futuro Magali Trevizan (Chácara Santa Cecília), Paulo Mariano de Arruda (Jardim Rainha), Machado de Assis (Jardim Cruzeiro), Tancredo de Almeida Neves (Jardim Itacolomi), Cecília Meireles (Jardim Briquet), Bemvindo Moreira Nery (Cohab), Antonio Gonçalves Dias (Vila Gióia), Edevaldo Camarez (Jardim Santa Rita), Viviane Maria David de Abreu (Parque Boa Esperança), Manoela Sanches Casagrande (Estância São Francisco), Orlando Villas Boas (Jardim Nova Cotia), Jornalista João Valério (Amador Bueno) e Escola do Futuro André Franco Montoro (Vila Dr. Cardoso).

Triagem feita
As unidades escolhidas para participarem do projeto atendem mais de 6,7 mil alunos. Ao passarem pela triagem, 5,8 mil estudantes foram previamente selecionados para serem reexaminados.

Deste total, aproximadamente 1,5 mil foram encaminhados para a segunda fase com a equipe médica parceira. São crianças que apresentaram alguma alteração nos exames preliminares em teste de acuidade realizado pelas equipes escolares ou já usam óculos e deverão ser atendidas por oftalmologistas.

Das mais de 1,4 mil crianças reexaminadas e 765 delas receberão os óculos novos.

O Mutirão Oftalmológico faz um mapeamento na qualidade da visão de crianças e adolescentes com idades entre 4 e 14 anos de escolas públicas de Itapevi e unidades do Instituto Eurofarma a fim de detectar possíveis deficiências que possam impactar no rendimento escolar.

As que apresentam algum problema são direcionadas para exames oftalmológicos com médicos e, caso necessário, recebem gratuitamente óculos corretivos.