Mais de 200 novos alunos participam, na próxima segunda-feira (07), da aula inaugural da Escola Livre de Música de Itapevi (ELM), que acontece a partir das 19h30 no Teatro Municipal (Rua Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro). Na ocasião, os estudantes vão conhecer todos os professores, a estrutura oferecida e também os objetivos. Também serão realizadas apresentações musicais didáticas aos presentes.

Os principais grupos musicais da cidade – Banda Municipal Valdir da Silva Ferreira, o Coro Municipal e o grupo de docentes – farão essa atividade prática. Esses alunos vão frequentar as aulas promovidas de segunda à quinta-feira, das 8h às 21h. Na sexta-feira, o horário é das 8h às 18h, na unidade que fica na Avenida Presidente Vargas, 88, na Vila Nova Itapevi.

A EML oferece aulas de violão, teclado, canto coral, bateria, percussão sinfônica e os conhecidos instrumentos metais (saxofone, eufônio, trombone, trompa, trompete, tuba, clarinete e flauta transversal). A unidade disponibiliza aulas de expressão corporal e musicalização, que consiste em uma iniciação por meio da flauta doce e do coral infantil destinado a crianças entre 7 e 10 anos.

O equipamento foi criado na cidade com objetivo de promover a formação musical junto às crianças e adolescentes e difundir a música erudita e popular.

Modernas instalações

Em fevereiro de 2020, a escola se transferiu para a atual sede, onde há modernas instalações. O espaço tem capacidade para ministrar aulas para mais de 1,2 mil alunos com qualidade e dinamismo.

A sede tem modernas salas de aula com isolamento acústico e ventiladores, distribuídas em dois andares. O corpo docente é composto por dez professores. Deste total, dois são regentes das bandas sinfônica e marcial.