Aulas presenciais e online começam no dia 8 de setembro; inscrições podem ser feitas até o preenchimento de todas as vagas oferecidas

O início das aulas presenciais e online da Maratona do Enem 2020 foram prorrogadas para 8 de setembro (terça-feira), para quem fará durante a semana e aos sábados, no dia 12 de setembro.

A Prefeitura registrou 380 estudantes matriculados na 4ª edição da Maratona do Enem. No dia 3 de agosto, a administração começou a efetivação das matrículas dos alunos. Quem não conseguiu fazer a inscrição pelo site, ainda é possível fazer, basta ir na Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65, 2º andar), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Elas poderão ser realizadas até o dia de início das aulas ou até o preenchimento de todas as vagas oferecidas.

Formato do cursinho em 2020

Neste ano, serão 500 jovens do município beneficiados pelo intensivão. São 170 vagas para as turmas vespertinas (tarde) da semana, 170 para período noturno (noite) durante a semana e 160 vagas para aulas aos sábados.

As aulas acontecerão em duas modalidades: online (para aqueles estudantes que têm acesso à Internet e computador) e presencial aos que não dispõem de acesso virtual. Atitude tomada devido a pandemia do coronavírus. As aulas presenciais serão transmitidas ao vivo e simultaneamente a todos os matriculados. O local das aulas está sendo definido pela Prefeitura.

A turma vespertina será realizada de segunda à sexta, das 14h às 17h10. O período noturno terá aulas de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h. Aos sábados, os encontros serão ministrados das 8h às 16h.

Ao todo, serão 15 semanas de intensivão, com aulas de 40 minutos distribuídas entre as disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, quatro palestras e três simulados. Neste ano, também foram acrescentadas aulas de filosofia e sociologia.

A maratona realizada pelo InfoEnem, antigo Cursinho Educação Popular (CEP), que já atuou em cidades como São Roque e Mairinque e também esteve na coordenação do cursinho preparatório de Itapevi em 2019.

Sobre a Maratona do Enem

É um cursinho preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido pela Prefeitura que, neste ano, chega com mais novidades a sua quarta edição.

Como posso me inscrever?

Podem participar do cursinho apenas moradores de Itapevi. As inscrições foram prorrogadas e devem ser feitas, presencialmente. No ato da inscrição, obrigatoriamente, o estudante deverá apresentar documentos como RG e CPF, além de comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de pais e responsáveis para se inscrever, além de apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de uma foto 3×4.

Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio – o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.

No ato da inscrição, o aluno deverá informar se tem acesso ao computador e à Internet. É preciso informar ainda se tem local adequado na residência para se concentrar nos estudos.

O término das aulas durante a semana está previsto para os dias 8 de janeiro durante a semana e no dia 9, no sábado.