A Prefeitura de Itapevi informa que, nesta sexta-feira (14), às 20h, será entregue o Novo Acesso da Cohab. Foram construídas uma pista de cerca de 1,2 quilômetro, além de uma ciclofaixa de aproximadamente 2 quilômetros e uma pista de caminhada de 1,2 quilômetro. O novo acesso viário no bairro vai dar mais agilidade no trânsito de entrada e saída do bairro.

Para quem acessa a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva vindo de São Roque foi aberto uma nova via de aproximadamente 1,2 quilômetro que se conecta à Rua Líbano, no Jardim Santa Rita. A nova pista será apenas de entrada para a Cohab e já conta com sinalização e iluminação de LED nos postes.

A obra tem como objetivo dar mais fluidez no trânsito na Avenida Pedro Paulino que foi recapeada e será a via de saída do bairro, no trecho da Rua Líbano até a rotatória da Cohab, a via será de mão única de saída do município e a regulamentação de acesso foi realizada pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). Com isso permitirá maior acessibilidade de carros, motos, ônibus e bicicletas. A Prefeitura também reservou o lado oposto da ciclofaixa, na Av. Pedro Paulino, como estacionamento.

As obras do novo acesso para a Cohab foram iniciadas no dia 6 de abril. Os recursos são do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal. Foram realizados os serviços de limpeza e remoção de camada vegetal; levantamento planialtimétrico (documento que descreve o terreno com exatidão, onde são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível – inclinação); sondagem de terreno; movimentação de terra (corte/aterro); execução de drenagem, execução de guia e sarjeta, instalação de luminárias de LED e placas de sinalização.

Ponte de acesso

Já uma ponte e uma passarela serão construídas a partir do antigo CRAS Maristela e dará no novo acesso da Cohab. A previsão de entrega será no fim do mês de setembro. Com a transformação da Avenida Pedro Paulino em mão única. O retorno da Avenida Pedro Paulino e da Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva poderá ser feito por este novo acesso.

Como será a Ciclofaixa

A ciclofaixa foi instalada começando na região do Restaurante do Bom Prato até próximo à nova via de acesso da Cohab. Essa solução foi pensada para dar mais segurança e motivar o uso de bicicletas em Itapevi.