A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada até o próximo dia 11 de dezembro. A procura pelas vacinas está abaixo do esperado pela Prefeitura de Itapevi. Até o momento, apenas 51,70% das crianças e adolescentes foram imunizados contra a pólio, a meta do Ministério da Saúde é de 95%.

 

Segundo balanço da Secretaria de Saúde de Itapevi, a meta de vacinação contra a Polio é de 14.461 crianças, de 1 a 4 anos. Mas até esta sexta-feira (04), apenas 7.477 receberam as gotinhas imunizantes.

 

Já na campanha das multivacinas, para crianças e adolescentes menores de 15 anos, a procura também está baixa, apenas 4.682 receberam as doses necessárias. O total é de 9.365 que devem ser imunizadas.

 

Pais e responsáveis devem os seus filhos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde de Família) mais próxima de sua residência, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h30, realizando as aplicações das vacinas. As unidades do Suburbano e Vitápolis vão até as 18h aplicando as doses necessárias.

 

Vacinas oferecidas durante a campanha

 

As vacinas que estão sendo oferecidas durante a Campanha são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente. São elas: Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); dT (difteria e tétano); Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY); HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18); BGC (formas graves de tuberculose); Hepatite B; Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b); Rotavírus (diarreia por rotavírus); Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos); Meningocócica C (doença meningocócica C); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela (catapora).