A Prefeitura de Itapevi iniciou na última segunda-feira (22), diversas atividades interativas entre os idosos e seus familiares, que se repetem até quarta (24) e incluem ações como contação de história, culinária, artesanato, gincanas, rodas de conversas, dinâmicas e exibição de vídeo.

A iniciativa acontece devido ao período de férias e é parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  do CCI ( Centro de Convivência do Idoso) de Itapevi.

O objetivo é promover a proteção social, fortalecer os laços de amizade entre as gerações, proporcionar momentos de reflexão, incentivando o diálogo, ressaltando a importância do respeito mútuo e abordando temas que incentivam empatia e solidariedade entre os participantes.

As atividades são promovidas pela Prefeitura com o apoio das organizações parceiras: Conexão – Viva Maturidade e Walking Football Brasil, por intermédio do CCI, ao longo do ano voltadas aos idosos e que neste momento serão abertas às famílias.

Exibição do filme “A bola conecta”

Na terça-feira (23), foi exibido aos participantes o curta-metragem, de aproximadamente 25 minutos, “A bola conecta”, dirigido e produzido por Mônica  Saraiva e Sebá da Gondwana, parceiros do Walking Football Brasil, iniciativa desenvolvida na cidade desde o ano passado. Trata-se de uma variante do futebol convencional que permite a inclusão de pessoas com mais de 60 anos.

Após a apresentação do vídeo foi realizada uma palestra com o tema o filme. Mônica e Sebá falaram sobre o processo de produção e experiência de realizar o projeto do filme.

Na sequência foi realizada uma gincana colaborativa com a participação de todos.

Viva Maturidade

A Prefeitura de Itapevi firmou em 2019 parceria com a organização social Conexão, que executa o Projeto Viva Maturidade, promovendo o protagonismo social da terceira idade, estimulando o empreendedorismo, desenvolvendo a autonomia, a autoestima e o bem-estar do idoso por meio de oficinas como informática, gastronomia, alfabetização, dentre outras.

Por meio do Viva Maturidade, o CCI oferece oficinas de ginástica, dançaterapia, dança de salão, coral, bordado em renda filé, pintura, jogos de mesa, gestão de saberes (alfabetização), informática, karatê adaptado, capoterapia, artesanato, tricô e crochê, marketing pessoal, customização de roupas, yoga e gastronomia.

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o programa tem o apoio da iniciativa privada através de repasses de recursos financeiros, via fundo municipal do idoso.

Centro de Convivência do Idoso

O CCI é uma unidade de assistência social da Prefeitura que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e em isolamento social.

As atividades são organizadas em grupos, proporcionando a convivência de diferentes culturas e vivências entre os usuários. O objetivo é desenvolver neles um sentimento de pertencimento, com ações de fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.

O CCI (Avenida Cesário de Abreu, 915, no Bairro dos Abreus) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o equipamento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-4586.