A Central de Resgate de Itapevi completou em setembro dois anos de funcionamento. Nos últimos 12 meses, a unidade realizou 19,1 mil atendimentos em resposta às solicitações dos serviços de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros (193), SAMU (192) e da Defesa Civil (4143-0841).

Os números representam um aumento de cerca de 15% em relação aos atendimentos do primeiro ano de funcionamento, cujos registros foram de 16,6 mil chamadas.
O campeão de registros nos últimos 12 meses é o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com 16.051 ocorrências, seguido da Defesa Civil, com 1.857 atendimentos. Em terceiro lugar, o Corpo de Bombeiros registrou 1.200 chamadas.

Com mais de 1,8 mil metros quadrados, a Central de Resgate está localizada na Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, 264, na Cidade Saúde. O serviço funciona sete dias da semana, 24 horas por dia.

SAMU

A Central de Regulação das Urgências do SAMU Regional Oeste registrou 49 mil chamadas no último ano, sendo 16 mil solicitações apenas de Itapevi. O serviço também atende os municípios de Carapicuíba, Cotia, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.
As principais solicitações de Itapevi foram para atendimento clínico, seguido de socorro a trauma (acidentes e quedas).

Defesa Civil

Os principais atendimentos da Defesa Civil, no último ano, foram combate ao fogo em residências e vegetação, resgate e captura de animais e corte e poda de árvores, além de interdição de imóveis. A corporação também registra inúmeros atendimentos de apoio ao Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e polícias Civil e Militar.

Corpo de Bombeiros

Das solicitações atendidas pelo Corpo de Bombeiros, o socorro em acidentes de trânsito e acidentes de pessoas ocuparam o primeiro lugar das ocorrências, seguidos de combate a incêndio e emergências clínicas.