Centro de Especialidades, localizado ao lado do Centro de Hemodiálise e da futura ETEC, conta com 14 especialidades e 18 exames e ainda tem capacidade para realizar 8 mil atendimentos por mês

De acordo com um levantamento realizado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria de Saúde de Itapevi, a Prefeitura realizou o agendamento de 5,1 mil consultas no CIS (Centro Integrado de Saúde), na região da Vila Santa Rita, entre os dias 3 e 31 de julho. O serviço foi inaugurado no dia 3 de julho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Durante este período, no entanto, a Prefeitura registrou um alto índice de absenteísmo (faltas em consultas não justificadas) de cerca de 25,3% deste total. Ou seja, das 5.100 consultas agendadas, 1.290 foram delas não houve o comparecimento do paciente na consulta programada.

A criação do CIS tem como objetivo reduzir a fila de espera por exames e consultas, e melhorar e agilizar o atendimento por especialidades médicas. O CIS possibilita a realização de consultas com 14 especialistas médicos e 18 exames de diagnósticos e preventivo e tem capacidade para realizar 8 mil atendimentos por mês.

As consultas oferecidas pelo equipamento são de cardiologia adulto, dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, pneumologia, reumatologia, neurologia infantil, infectologia infantil, urologista, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.

Os exames a serem oferecidos são: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, Raios-X, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial) e tomografia (urgência/emergência).

O edifício, com dois andares, que estava ocioso desde 2016, começou a ser reformado e reestruturado em junho de 2018. No princípio seria instalada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas, diagnóstico realizado pelo Hospital Albert Einstein apontou que a real necessidade do município é melhorar o atendimento nas unidades básicas e em especialidades.

Como funciona o CIS

O morador não precisa ir até o CIS para marcar a sua consulta ou procedimento. O encaminhamento é realizado pelo médico clínico geral da unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. O médico é responsável por analisar a necessidade do paciente passar por um especialista e realizar os exames médicos; se for necessário ele fará uma guia de encaminhamento ao CIS.

Expresso Saúde

Desde o dia 9 de julho, a Prefeitura colocou em operação um micro-ônibus personalizado, o Expresso Saúde, que atende, exclusivamente, pacientes com consultas e exames agendados previamente no CIS. O veículo tem capacidade para 27 passageiros parte do Terminal de Ônibus, no Centro, com destino ao Centro Integrado de Saúde.

Podem embarcar no veículo apenas as pessoas que mostrarem ao motorista o SMS da Prefeitura de Itapevi confirmando a agendamento de consultas ou exames no CIS. Estes podem utilizar o transporte exclusivo até a unidade e no retorno para o Centro. O veículo personalizado percorre um trajeto de cerca de 3,8 quilômetros de distância em aproximadamente 20 minutos, com trânsito normal.

O micro-ônibus funciona nos mesmos dias e horários do CIS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e tem partida de meia em meia hora.