Moderna unidade tem capacidade para realizar 30 sessões diárias, de segunda a sábado

 

Inaugurado no dia 26 de setembro de 2019, o moderno Centro de Hemodiálise de Itapevi, na Vila Santa Rita, registrou 6.678 atendimentos à população até o mês de junho deste ano. O levantamento foi realizado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria de Saúde do município.

Em quase 11 meses de funcionamento, a prioridade do atendimento é para os pacientes residentes em Itapevi, mas se houver vagas, moradores de municípios vizinhos também são atendidos. O controle de vagas é realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como determina a lei.

O atendimento é escalonado, com 10 cadeiras de hemodiálise, mas o Centro de Hemodiálise tem capacidade para até 30 atendimentos simultâneos. O serviço funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h, e realiza, por dia, cerca de 30 sessões de hemodiálise em três turnos diários. O serviço é prestado pela empresa terceirizada DaVita, vencedora de processo de licitação.

O espaço foi montado com recursos próprios do município e é mantido pela Prefeitura de Itapevi. Os custos para manutenção do centro são de R$ 370 mil por mês. O espaço conta ainda com ar-condicionado, televisores e sinal de wi-fi para garantir o conforto dos pacientes durante as horas de tratamento.

Hemodiálise

O tratamento é necessário para pacientes com doença renal em estágio avançado que precisam de diálise contínua ou de um transplante de rim para sobreviver. A hemodiálise consiste no bombeamento do sangue através de uma máquina e um dialisador para remover as toxinas do organismo. O sangue é limpo na máquina e devolvido ao corpo. Todo processo dura cerca de 4 horas e deve ser feito, em média, três vezes por semana.