A Prefeitura de Itapevi, por meio do Departamento de Trânsito (Demutran) tem intensificado as ações de conscientização para reduzir o número de acidentes no trânsito itapeviense, durante a Campanha Maio Amarelo – Salvando Vidas. Nesta terça-feira (24), agentes realizaram blitz na região central distribuindo antenas corta-pipas para motos e folhetos informativos.

As blitzs continuam durante os próximos dias até o final de maio. Haverá ainda ações com faixas informativas nos semáforos, colagem de adesivos, entrega de guarda lixos nas principais vias e no Centro da cidade.

Com o tema “Juntos salvamos vidas”, definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o Maio Amarelo da Prefeitura também terá intervenções artísticas nos semáforos dos artistas da  Secretaria de Cultura do município.

Acidentes de Trânsito

O Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trânsito no mundo. A violência nas pistas atinge mais de meio milhão de vítimas anualmente. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e, a cada 12 minutos, uma pessoa morre. É o que aponta o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 90% de todos os acidentes de trânsito acontecem por imperícia, imprudência e negligência. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o governo brasileiro gasta quase R$ 60 bilhões por ano com essas situações.

Por isso, a iniciativa Maio Amarelo visa conscientizar não só os condutores de veículos, mas também incluir pedestres na missão de preservar vidas. Por meio de ações educativas em redes sociais e de educação no trânsito, autoridades esperam conseguir alertar a população para a importância de ser cauteloso na direção.

Em 2021, houve 20.053 mortes no trânsito no país, e 878.208 acidentes, conforme revela o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Apesar da estatística preocupante, é possível observar um recuo em relação aos levantamentos do ano de início da pandemia, quando foram 24.924 óbitos e 875.656 incidentes.

O balanço do Carnaval 2022 divulgado pela Polícia Rodoviária Federal em março, também apontou que o número de mortes por acidentes em rodovias federais no período da folia foi 18% maior do que o registrado em 2021.

Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.