Aulas acontecem por meio de instrumentos virtuais. Professores e alunos promovem aprendizagem dinâmica através do envio de conteúdos e feedbacks

Os departamentos de Artes da Secretaria de Cultura e Juventude de Itapevi estão funcionando de maneira virtual. As aulas presenciais foram suspensas devido a pandemia do novo coronavírus em 23 de março. O isolamento social é fundamental neste momento e a tecnologia tem sido uma aliada dos alunos das Escolas de Teatro, Circo, Artes, Música e Dança.

Na Escola Livre de Música, os professores enviam vídeos ensinando a manusear os diferentes instrumentos, como violão, teclado, flauta e percussão por meio de aplicativos de mensagens e rede sociais. Essa foi uma forma de não parar com os conhecimentos e preencher o tempo dos alunos.
As aulas de teatro estão sendo realizadas no formato virtual, por meio de aplicativos, uso de vídeos e de grupos das turmas em redes sociais como o WhatsApp. Na sequência, os estudantes cumprem as tarefas e os exercícios são discutidos de forma on-line.

Já as de Artes, os professores de desenho, artesanato e escultura produzem e enviam vídeos explicativos aos alunos, além de manter discussões sobre os assuntos pertinentes ao planejamento semestral dos cursos por meio dos grupos das turmas via WhatsApp.

Os docentes do curso de Circo enviam vídeos de aulas para que os alunos realizem em casa os exercícios.

Na Escola Livre de Dança os professores enviam vídeos ensinando as posições e os principais pontos de cada movimento para os alunos dos cursos de jazz, balé clássico e contemporâneo e Hip Hop, além de zumba e ritmos.

Aulas de Zumba e Ritmos na Fanpage da Prefeitura

Desde o dia 31 de março, a Prefeitura promove aulas de Zumba e Ritmos ao vivo pelo fanpage (Facebook) da Prefeitura de segunda a quinta-feira. As transmissões acontecem sempre às 19h. As aulas de Zumba são realizadas às segundas e às quartas-feiras. Já as aulas de Ritmos (músicas latinas, axé, funk, dance, dentre outros gêneros), acontecem às terças e às quintas-feiras.