A cidade de Itapevi volta a promover o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, após dois anos suspenso em virtude da pandemia de Covid-19. O evento começa às 9h, no Corredor Oeste Metropolitano, no Centro. Neste ano, será celebrado o bicentenário da proclamação da independência da República.

Esta é considerada uma das datas comemorativas mais importantes do país, com o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, realizado pelo imperador Dom Pedro I.

O desfile reunirá cerca de 2.800 participantes, entre alunos e convidados. Participam 48 escolas municipais e cinco estaduais. O tema deste ano será “Divertidamente: Entendendo as Emoções em um Mundo Pós-Pandemia”.

Em 2018, o evento voltou para o calendário oficial da cidade, após 10 anos de interrupção e foi suspenso nos anos de 2020 e 2021, porém devido a pandemia.

O público presente terá a sua disposição ambulâncias, banheiros químicos, arquibancada coberta e barracas de alimentação. Serão disponibilizados transportes para as crianças das escolas participantes.

Solenidade

A abertura da solenidade vai contar com a presença de autoridades e a execução dos hinos nacional e de Itapevi.

O desfile será dividido em nove pelotões e levarão para as ruas os seguintes temas: Corações e Mentes – Cheios de Esperança; Tempo de Respirar Novos Ares – Itapevi vibra de alegria; Tempos Difíceis; Itapevi, Minha Cidade, Minha Paixão; Já raiou a liberdade em Itapevi; Unidos, somos mais Itapevi; Brilha Esperança, Brilha Prosperidade; Brasileiro, Profissão Esperança; Mas, se você sorrir comigo…vai ajudar bastante.

O evento contará com apresentações da Banda Municipal e de alunos e professores das Escolas de Arte, Teatro & Circo; de Dança; Música e os Bombeiros Mirins, além dos idosos que integram programas oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Um total de 240 participantes neste bloco.

Estão previstas participações de alunos atendidos por programas oferecidos pelo Instituto Cacau Show em parceria com a Prefeitura e do Mais Esportes, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer. O Desfile contará com integrantes da Ordem dos Desbravadores, ciclistas, carros oficiais, Romaria e da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.