A Prefeitura de Itapevi realiza no sábado (29), das 8h às 16h, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A iniciativa acontece no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antônio Sandei, na Vila Nova Itapevi, ao lado do Estádio Municipal).

Os pedestres acessarão o Parque pelo portão principal. No estacionamento haverá o Drive-Thru, ou seja, quem vier de carro não precisa sair do veículo para ser imunizado.

O público-alvo desta ação em específico são gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, profissionais da educação, idosos com 60 anos ou mais e crianças de 5 anos e 11 meses e 29 dias, precisam apresentar documento com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço. Já as pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico ou receita para receber o imunizante.

Até o momento, o município já vacinou 14.901 pessoas. De acordo com levantamento realizado nesta quinta-feira (20) pelo Setor de Vigilância Epidemiológica de Itapevi, foram vacinados dos grupos prioritários: 48,3% de crianças, 36,5% de gestantes, 30,3% de trabalhadores de saúde, 39,7% de puérperas, 4,4% de idosos e 5,2% de professores. O objetivo é vacinar 90% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial de Saúde) (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Em Itapevi, mesmo após o Dia D, a imunização seguirá acontecendo em todos os 15 postos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Dúvidas sobre a vacinação da gripe e da Covid

A Prefeitura informa que quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve esperar 15 dias para ser imunizado contra a gripe. Pessoas com diagnóstico de Covid confirmado ou em curso há menos de 28 dias devem adiar a vacinação contra a influenza.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente.

A Prefeitura solicita que as pessoas já vacinadas contra a Covid-19 tragam o comprovante de vacinação, uma vez que a Secretaria de Saúde irá realizar o intervalo de 15 dias de aplicação de uma vacina para a outra.