Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Itapevi promoveu a 9ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos Me Leva Pra Casa em celebração especial ao Dia Nacional dos Animais, comemorado anualmente em 14 de março. O evento aconteceu na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, e resultou na adoção de cinco bichinhos – três cães e dois gatos.

O Dia Nacional dos Animais tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dedicados aos animais – sejam eles domésticos, selvagens ou de rua. Por isso, equipes do Departamento de Cuidados e Proteção aos Animais distribuíram panfletos e dialogaram com a população no local para aumentar a consciência sobre o tema.

O evento também foi marcado pela escolha do nome do mascote do departamento, que se chamará Max, e terá como objetivo divulgar as ações do Departamento de Cuidados e Proteção Animal, abordar o problema dos maus-tratos animais.

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais percorreram sete escolas municipais realizando apresentações de teatro em que ensinaram aos estudantes da rede sobre a importância de cuidar bem dos bichinhos. Nas visitas, os estudantes votaram para escolher um dos seguintes nomes: Marley, Elvis, Isaac, Thor e Max – este último o vencedor, com 776 dos 1.588 votos colhidos.

“O trabalho principal é de conscientizarmos a população para que evitem o abandono e lembrem-se de que o animal tem sentimentos, fome, dor e sede. Estamos vivenciando uma cultura de abandono animal no país e temos que alertar para os cuidados e responsabilidade”, disse a Cátia Pasanisi, veterinária da administração municipal.

“Esses animais da feira foram retirados de condições de maus-tratos, se restabeleceram e conseguimos reinseri-los na sociedade”, completou.

Alison Augusto Schutze, 23, auxiliar de estoque, morador do Jardim Santa Rita, escolheu um gato macho e deixará para a esposa, que o acompanhava, Regiane Ribeiro, a tarefa de escolher o nome.

“Eu vim com a minha esposa, que me disse que o gato escolheria a gente e não nós o bichinho. Agora será ela quem dará o nome. Minha esposa saiu no horário do trabalho apenas para escolher nosso novo amigo. Apoio a iniciativa da Prefeitura e indicio para amigos. É um exemplo de responsabilidade de comprometimento do setor público”, disse.

Em 2018, a Prefeitura doou um total de 81 animais em condições de abrigamento. Foram 62 cães e 19 gatos. Já em 2017, foram adotados 45 animais (37 cães e oito gatos). Com a criação da Feira de Adoção, a ampliação de animais doados saltou em 80% de 2017 para 2018. Ao todo, foram realizadas nove edições da Feira. Neste ano, foram 43 adoções.

Atualmente, há cerca de 50 animais aptos para serem doados no Canil da Prefeitura, segundo a Divisão de Controle e Proteção Animal (DPCA) do município.

Me Leva Pra Casa

O programa Me Leva Pra Casa é um serviço permanente de adoção responsável disponível a toda população.

Para adotar, é necessário comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal. O equipamento fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Os interessados devem levar coleira e guia para cães, e caixa de transporte para gatos. Apenas maiores de 18 anos podem fazer as adoções. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.

Em sua maior parte, os bichinhos disponíveis não têm raça definida.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, é necessário levar coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos. Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.