Um balanço realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi mostra que o número de Travessias Escolares cresceu 28,6% no ano passado, com 1.281 ações, na comparação com 2017, quando 996 intervenções foram registradas.

A Travessia Segura tem como objetivo auxiliar que estudantes, familiares e pedestres atravessem de um ponto a outro da via em segurança por meio de faixas de pedestres.

“Definimos as ações nestas unidades porque estão situadas onde há maior risco de atropelamento e de acidentes de trânsito, por isso nosso trabalho é preventivo e de orientação”, explica o comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo.

Atualmente, a GCM realiza travessias escolares em seis Cemebs, uma a mais do que em 2017: Manuel Bandeira (Jardim Briquet), Dorina de Gouvêa Nowill (Jardim Briquet), Antônio Manoel de Oliveira (Jardim Rosemary), Cecília Belli (Jardim Portela), Bemvindo Moreira Neri (Cohab) e Tarsila do Amaral (Vila Aurora).

Em 2017, a equipe da ronda escolar contava com três viaturas e um total de sete agentes para realiza as travessias. Em 2018, a estrutura foi ampliada e quatro viaturas passaram a realizar o trabalho, além de 10 agentes da Guarda atuarem na ação.