A quarta Escola do Futuro de Regime de Tempo Integral de Itapevi, em Amador Bueno, atingiu 13% de obras. O levantamento foi realizado nesta quarta-feira (29) pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura de Itapevi, que acompanha a execução dos serviços.

Os trabalhos começaram em fevereiro deste ano. A nova unidade educacional está localizada na Rua Padre Gerard, esquina com a Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva. A escola terá capacidade para atender 1 mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e seguirá o mesmo modelo das unidades do Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso.

Foram realizados na Escola de Amador Bueno os serviços técnicos de topografia, movimentação de terra, execução da fundação profunda, das calçadas, do estacionamento e paisagismo (plantio de grama no talude). A previsão é que a obra seja concluída em agosto de 2023.

A Estrutura

O prédio da Escola do Futuro vai ter dois andares acessíveis, com rampas e elevador para pessoas com deficiência (PCD), pisos táteis e barras laterais.  Serão 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedotecas, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva coberta, piscina aquecida, auditório e parque externo, com playground.

Também já estão sendo planejadas outras duas escolas do futuro: Jardim Julieta e Bela Vista. A quinta Escola do Futuro em regime de Tempo Integral, na Cohab, também será para mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e está em processo de licitação. A unidade ficará localizada na Estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a Rua Jamanduá – Setor A.

A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em escolas de tempo integral.  A iniciativa é parte do Educa Itapevi, uma ação da Prefeitura que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, trata-se de um projeto de longo prazo, iniciado em 2020, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.