A Prefeitura de Itapevi conseguiu zerar as filas de consultas em quatro especialidades no CIS (Centro Integrado de Saúde), conforme levantamento realizado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde. As áreas foram: cardiologia adulta, endocrinologia obesidade infantil, reumatologia e pneumologia adulto.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura já havia anunciado ter conseguido acabar com as filas por consulta em cinco especialidades, sendo elas cirurgia vascular, endocrinologia infantil, gastroenterologista, mastologista e urologista.

No CIS, localizado no Santa Rita, a lista de espera por consultas caiu 79,6% desde a implementação do inédito espaço, em julho de 2020. A demanda reprimida era de 27.907 consultas e agora este número caiu para 5.706.

Dentre as áreas, 99% das pessoas que aguardavam por consulta com neurologista já foram atendidas, 90% receberam atendimento de cardiologista infantil e endocrinologista, dermatologista em 89%, neurologista infantil em 66%, pneumologista infantil em 78%, otorrinolaringologista em 58%, nutricionista em 46% e oftalmologista em 42%.

Neste ano, de janeiro até o final de maio foram agendadas 15.082 consultas médicas no CIS e realizado o agendamento de 7.513 exames. Atualmente, são realizados cerca de oito mil atendimentos por mês, entre consultas e exames.

Atendimento

Localizado na região da Vila Santa Rita (Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87). O CIS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e são realizadas consultas com 15 especialistas médicos e de 18 tipos de exames diagnósticos e preventivos. As consultas oferecidas são de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, mastologia, infectologia infantil, urologista, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.

Os exames oferecidos são: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, Raios-X, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial), tomografia (urgência/emergência) e audiometria.

Como funciona

O morador não precisa ir até o CIS para marcar a sua consulta ou procedimento. O encaminhamento é realizado pelo médico clínico geral da unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. O profissional de saúde é responsável por analisar a necessidade do paciente em passar por um especialista e realizar os exames médicos; se for necessário ele faz uma guia de encaminhamento ao CIS.

Expresso Saúde

A unidade também conta com serviço de transporte gratuito para deslocamento dos pacientes. Como o prédio está distante da região central, o Expresso Saúde faz o trajeto Terminal de Ônibus – CIS e vice-versa, para atender os pacientes. Apenas as pessoas que mostrarem ao motorista o SMS da Prefeitura confirmando a agendamento no CIS podem utilizar o transporte exclusivo até a unidade.