A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi abriu, nesta quinta-feira (3), as inscrições para as crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos que queiram participar do projeto Música contra a Violência.

O objetivo do projeto é ensinar aos jovens a importância da arte da música de modo a resgatar a disciplina, o respeito ao próximo e valores de cidadania, contribuindo para uma sociedade mais justa, pacífica e igualitária.

Os cursos oferecidos neste ano serão de violão e flauta doce (iniciante). O jovem que possuir conhecimento musical e tocar instrumentos de sopro também poderá integrar a Banda Jovem da GCM.

Os interessados deverão comparecer ao 2° andar da Secretaria de Segurança Pública de Itapevi, no COI (Centro de Operações de Itapevi – Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita). As inscrições poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e as aulas acontecerão no prédio do COI.

Os interessados devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e levar cópia do RG e comprovante de residência.

As aulas deverão começar na segunda quinzena de março, às terças e quartas-feiras, nos dois dias no contraturno de aulas dos alunos, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 4450-6784 (Ramal 3428) e pelo e-mail bandagcmi10@gmail.com.

Sobre o Música Contra a Violência

O projeto de 11 anos desenvolvido pela Prefeitura é uma iniciativa da GCM que, desde 2011, já formou mais de 1,2 mil jovens músicos na cidade.

Devido à pandemia, o projeto foi suspenso em 2020 junto às aulas da rede municipal de ensino. Na época, a iniciativa atendia 95 estudantes matriculados, que aprendiam as técnicas dos instrumentos de cordas (violão, guitarra e contrabaixo), sopros (clarinete, trompete, saxofone, trombone, tuba, eufônio, flauta transversal e iniciação musical na flauta doce), além de aulas de percussão e bateria. Outros 25 integravam a Banda Jovem da GCM.