A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi completa 22 anos em 5 de setembro e programa uma série de eventos para celebrar essa data especial. A cerimônia principal acontecerá no Estádio Municipal André Nunes Júnior, na Cidade Saúde, em 5 de setembro (quinta-feira), a partir das 18h, com apresentações dos projetos sociais e das bandas da corporação.

A abertura será realizada pela Banda da GCM e da Banda Jovem da Guarda, que executarão no repertório os hinos nacional e de Itapevi, além de canções da MPB (Música Popular Brasileira) e hits internacionais.  O evento deverá contar com a presença das Guardas de Carapicuíba, Jandira, Cotia, Osasco, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Barueri, Itu e São Roque.

A expectativa é que cerca de 2 mil convidados, entre agentes e a população, também vão assistir as apresentações dos projetos sociais desenvolvidos pela GCM, como: Música Contra a Violência, uma iniciativa visionária que desde 2011 já formou mais de 600 jovens músicos na cidade com faixa etária entre 10 e 15 anos; o Luva Azul, projeto de boxe, e o Lutar para Vencer, de karatê, que pretendem aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos pela guarda.

Outros eventos

As comemorações foram iniciadas no último sábado (31), quando foi disputado um jogo amistoso e festivo entre a Guarda de Itapevi e a GCM de Vargem Grande Paulista, no Estádio Municipal.

Nesta segunda-feira (2) foi promovido o 1º Torneio Interno de Tiro da Guarda. Foi um evento com participação dos próprios agentes de segurança. Os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino receberam troféus, medalhas e brindes.

Em 28 de setembro (sábado), acontece o Encontro dos Canis, no Estádio Municipal, além da participação do Canil da GCM de Itapevi, estão previstas ainda as participações das Guardas de Embu das Artes, Santana de Parnaíba, Tatuí, Itu, Cajamar, Campinas, Guarulhos e Vinhedo no evento. A ação marca o 10º aniversário da unidade do Canil da GCM de Itapevi.

Para o comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo, a série de comemorações é uma demonstração da valorização dos agentes e da estrutura da corporação atualmente. “O governo tem investido muito desde 2017 na compra de novos equipamentos e melhorando as condições de trabalho da Guarda em todos os aspectos, seja com espaços novos ou com treinamento e capacitações”, destacou.

Sobre a GCM

Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM). O efetivo da GCM é composto atualmente por 231 agentes em seu efetivo, 50 veículos (entre carros e motocicletas), 9 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França) e Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha) e móveis situadas na região central.

A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de garantir o bem-estar e a ordem pública.

A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Canil, Bike Patrulha, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Banda da GCM.

A sede da Guarda Municipal está localizada na Estrada do Itaqui, 81, no Refúgio dos Pinheiros, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4025-2433.

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelo telefone 199.

Confira a programação:

Quinta-Feira – 05/09 – Cerimônia do 22º Aniversário da GCM de Itapevi

Local: Estádio Municipal (Rua Samuel da Rocha Galvão, 175 – Cidade Saúde)

Sábado – 28/09 – Encontro de Canis – Comemoração do 10º Aniversário da Unidade do Canil da GCM de Itapevi

Local: Estádio Municipal (Rua Samuel da Rocha Galvão, 175 – Cidade Saúde)