Cuidar da população idosa é um dever do município e o melhor é dar opções de lazer e entretenimento para essas pessoas. De olho nisso, a Prefeitura de Itapevi realizou, na última sexta-feira (30 de agosto), o 1º Campeonato de Jogos de Mesa para idosos, no Centro de Convivência do Idoso.

A competição ficou em último plano, o que vale nessa disputa é a troca de experiência e interação social. Os idosos trocam conhecimentos, fazem novas amizades e ainda ativam o cérebro com as tomadas de decisões necessárias em cada partida.

Os jogos contaram com a participação de convidados das cidades vizinhas de Jandira e Carapicuíba. As partidas foram disputadas nas seguintes modalidades: truco e dominó. A organização ficou a cargo da Secretaria do Desenvolvimento Social, que administra o Centro de Convivência do Idoso (CCI), (Av. Cezário de Abreu 915, Bairro dos Abreus).

“O nosso papel está muito acima do campeonato, observamos a melhora no humor e também ganhos com o desenvolvimento de atividades motoras, psíquicas, raciocínio lógico, autoestima, ativação da memória”, disse Tatiana Andrade, coordenadora do CCI.

Confira os vencedores:

DOMINÓ

1º CARAPICUÍBA: Edelvito Vitor Cruz e Josenilton de Jesus

2º JANDIRA: Francisca Medeiros e Heloiza Gomes Silva

3º ITAPEVI: Claudio Altino e Melquiades Aquino

TRUCO

1º ITAPEVI: Cicero e José Coresmo

2º ITAPEVI: Alécio Nascimento e José Correia

3º JANDIRA:  Ezequiel Zinca e Edmilson Lima

O que é o CCI?

É a unidade de assistência social que oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Trata-se de um serviço organizado em grupos, que tem como objetivo proporcionar a convivência das diferentes culturas e das vivências entre os usuários, promovendo com isso o desenvolvimento do sentimento de pertencimento. Possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.

Endereço: Avenida Cezário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus

Telefone: (11) 4205-4586

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.