A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi deu início, nesta terça-feira (11), ao projeto Concerto Didático, que levará aulas de música para alunos do 1º ao 5º de 10 escolas da rede municipal de ensino.

A primeira unidade a receber a iniciativa, ainda em fase piloto, foi o Cemeb Professor Dimarães Antonio Sandei, no Jardim Portela.

Por meio da ação, a Banda da GCM e a Banda Jovem farão apresentações lúdicas, abertas ao público, para que os alunos tenham um primeiro contato com instrumentos musicais como trombone, flauta, bateria e violão, dentre outros.

Diversas escolas de Itapevi receberão o projeto, que terá apresentações de 1h30, além de 1h adicional de interação para que os estudantes possam tirar dúvidas e conhecer melhor o universo da música.

O cronograma completo pode ser visto abaixo.

Música Contra a Violência

A Banda Jovem também promove o projeto Música contra Violência, iniciativa da GCM que, desde 2011, já formou mais de 800 jovens músicos na cidade e que, atualmente, atende 96 alunos, com três horas semanais de aula.

O projeto atende atualmente 96 estudantes matriculados, que aprendem as técnicas dos instrumentos de cordas (violão, guitarra e contrabaixo), sopros (clarinete, trompete, saxofone, trombone, tuba, eufônio, flauta transversal e iniciação musical na flauta doce), além de aulas de percussão e bateria.

As aulas acontecem na sede da Guarda. Os interessados podem entrar em contato com um dos coordenadores do projeto, Vinícius Morelli, pelo telefone (11) 4205-2433 ou pelo e-mail bandagcmi10@gmail.com.

Escola de Música

Os interessados em realizar aulas de música na cidade também podem se inscrever pessoalmente na Escola Livre de Música (Avenida Feres Nacif Chaluppe, 39 – Centro).

A unidade oferece aulas para os cursos de violão, teclado, percussão, saxofone, clarinete, flauta transversal, trompete, trombone, eufônio, tuba, trompa e violino, além da musicalização infantil.

Para se inscrever, os interessados devem levar RG, CPF e comprovante de endereço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O telefone para contato é 4142-2963.

Cronograma de apresentações

14 de Junho – Banda da GCM

9h – Cemeb Professora Evany Camargo Ribeiro (Estrada Piracema, 532 – Chácara Monte Serrat)

5 de agosto – Banda da GCM

9h – Cemeb Machado de Assis (Rua Bolívar, 65 – Jardim Cruzeiro)

6 de agosto – Banda Jovem

14h – Cemeb Professora Magali Trevizan Proença de Almeida (Estrada Reta, 93 – Chácara Santa Cecília

10 de setembro – Banda Jovem

14h – Cemeb Senhora Manoela Sanches Casagrande (Rua Emílio Lehmann, 23 – Ambuitá)

13 de Setembro – Banda da GCM

9h – Cemeb Orlando Villas Bôas (Rua Periquito – Quadra 13, lote 36 – Jardim Nova Cotia)

1 de Outubro – Banda Jovem

14h – Cemeb Monteiro Lobato (Avenida Pedro Paulino, 940 – Cohab)

7 de Outubro – Banda da GCM

14h – Local: Cemeb Vereador Roberval Luiz Mendes da Silva (Rua Luísa Pressotti Tasso, 33 – Parque Mira Flores)

5 de novembro – Banda Jovem

14h – Cemeb Professora Viviane Maria de David de Abreu (Preta) (Estrada Elias Alves da Costa, 765 – Parque Boa Esperança).

8 de novembro – Banda da GCM

9h – Cemeb Victor Soares de Camargo (Estrada Lucinda de Jesus Silva, 5000-  Quatro Encruzilhadas)