Nesta segunda-feira (5), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi celebrou os 25 anos de criação da corporação. O evento aconteceu no COI (Centro de Operação de Itapevi), no Jardim Santa Rita.

O evento contou com a entrega de seis troféus premiando os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino da GCMs que participaram do torneio de tiros realizado na última quinta-feira (1º) pela própria corporação.

Também foram homenageados, com medalhas de honra ao mérito, os oito Guardas que se destacaram no atendimento de ocorrências nos anos de 2021/2022: José Carlos Batista dos Santos, Gilson Cândido Marcelino, Gilson Barbosa de Oliveira, Nivaldo José dos Santos, Jean Ricardo dos Santos, Joel de Jesus Guilherme Junior e Luísa de Souza Matos.

Também receberam medalhas 18 GCMs que iniciaram na Guarda Municipal de Itapevi em 1997, além de instituições amigas da corporação que contribuem com o desenvolvimento do trabalho da instituição.

Dois GCMs, Sérgio Oliveira dos Santos e Sonia Regina Barbosa, receberam a notícia de aposentadoria e foram presenteados com moção de aplausos pela Câmara Municipal.

Sobre a GCM

Foi criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03. O efetivo da GCM é composto, atualmente, por 218 agentes em seu efetivo, 53 veículos (entre carros e motocicletas), 9 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França), Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha), Centro (Terminal Rodoviário) e móveis situados na região central.

Atualmente, a corporação conta ainda com o COI (Centro de Operações de Itapevi), no Jardim Santa Rita, que coordena todas as ações da Guarda diretamente do prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de garantir o bem-estar e a ordem pública.

A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Canil, Bike Patrulha, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulha Bairro a Bairro e Banda da GCM.

A sede administrativa da Guarda Municipal está localizada na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço operacional do Canil, da ROM e ROMU funcionam 24 horas na Estrada do Itaqui, 81, no Refúgio dos Pinheiros.

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelo telefone 199 e 153.