Corporação homenageou membros e apoiadores da Guarda; instituição ganhou também novo brasão

Nesta quinta-feira (2), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi celebrou os 24 anos de criação da corporação. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro. O aniversário é no dia 5 de setembro, mas em virtude de ser um domingo, as comemorações foram antecipadas durante a semana.

A corporação homenageou com troféus de honra ao mérito os GCMs que trabalharam em quatro ocorrências de destaque na cidade, além de entregar estatuetas símbolo da Guarda às pessoas que exercem parceria, apoiando as ações da Guarda Civil Municipal. Foram elas Graziela Ribeiro Gueldini (escrivã da Polícia Civil), Luiz Guilherme de Oliveira (Esporte Center Lopes) e Sérgio Jacinto de Oliveira (Vila Verde).

A primeira delas aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2020, quando os GCMs Marcos Paulo Salvador, Wagner Donizete Campos Leite, Fabio Morschbacher, José Carlos Batista dos Santos, Igor Rafael Antonuzzi, Sergio Minanide Andrade e Fabio Tadeu dos Santos socorreram os passageiros dentro de um ônibus na região do córrego Paim. Devido às fortes chuvas o veículo ficou em meio à enchente.

A segunda ocorrência aconteceu no dia 22 de abril de 2020 quando os GCMs Odair Maia da Silva, Sergio Donizete do Couto e Kelly Cristina Souza coibiram uma tentativa de roubo de um caminhão com carga de carnes na Rodovia Castello Branco.

A terceira ocorrência foi a intervenção de agentes durante um sequestro envolvendo dois comerciantes chineses no dia 19 de agosto de 2020. Os agentes foram Rita de Cassia Alves Gomes e Bruno Mares Martins. Eles realizavam patrulhamento preventivo em Ambuitá, fizeram a abordagem dos criminosos e libertaram as vítimas.

A quarta ocorrência aconteceu no dia 22 de agosto de 2020 com a participação dos GCMs Nivaldo José dos Santos e Diego Oliveira Andrade. Eles resgataram uma adolescente antes que houvesse o crime de tentativa de estupro. Eles a encaminharam para a delegacia.

Durante a celebração foi realizada uma palestra com o tema “Motivação para o Trabalho Policial”, ministrada pelo GCM de Paulínia formado em Direito e em Pedagogia, Eliel Miranda.

O evento adotou todos os protocolos sanitários, como: distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Mais eventos

Na quarta-feira (1) foi promovido ainda o 2º Torneio Interno de Tiro da Guarda. Foi um evento com participação dos próprios agentes de segurança. Os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino receberam troféus, medalhas e brindes.

Sobre a GCM

Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM), completa, no dia 5 de setembro, 24 anos de existência. O efetivo da GCM é composto, atualmente, por 229 agentes em seu efetivo, 50 veículos (entre carros e motocicletas), 9 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França) e Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha) e móveis situadas na região central.

A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de garantir o bem-estar e a ordem pública.

A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Canil, Bike Patrulha, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulha Bairro a Bairro, e Banda da GCM.

A sede administrativa da Guarda Municipal está localizada na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4141-0474. O serviço operacional do Canil, da ROM e ROMU funcionam 24 horas na Estrada do Itaqui, 81, no Refúgio dos Pinheiros.

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelo telefone 199 e 153.