A Prefeitura de Itapevi realiza, nos próximos dias, várias ações da campanha Setembro Amarelo – Você Não Está Sozinho, mês de prevenção ao suicídio. Promovidas pelas Secretarias de Saúde e Cultura e Juventude, as palestras, rodas de conversa e acolhimento serão realizadas no Parque da Cidade e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Ciranda e AD III.

No sábado (11), às 15h, acontece a palestra Prevenção ao Suicídio, com apresentação do Coral Fina Sintonia, no CAPS AD III, na Rua Orestino Santiago Ramos, 1103, Nova Itapevi.

No mesmo local, no dia 15, às 15h, o palestrante Renato Yuri Firmino fala sobre Suicídio Inconsciente.

No sábado (18), a Secretaria de Cultura e Juventude realiza a “Ação no Parque – Todos Pela Vida”, das 14h às 18h, com plantão de acolhimento psicológico, caminhada, dinâmicas e rodas de conversa sobre depressão e yoga, no Parque da Cidade (R. Prof. Dimarães Antonio Sandei, Nova Itapevi).

No domingo (19), o CAPS AD III, realiza a palestra Seja Feliz em Viver a Vida – Dança Teatral, às 14h, e no dia 25, a apresentação Resgatando a Dignidade – Grupo de Samba Saraf, às 19h.

As atividades de prevenção ao suicídio do CAPS AD III serão encerradas no dia 30, às 15h, com apresentação de Iris Vilela, do Programa Histórias Reais de Itapevi.

Ciranda

O CAPS Ciranda Infantojuvenil (Ladeira Hugo Michelotti, 5, Centro) realiza, no dia 20, o evento “Juntos Somos Mais Fortes”, que irá abordar diversos temas de prevenção ao suicídio.

Com atividades previstas das 9h às 11h e das 14h às 16h, o encontro contará com a abertura da assistente social Talita Caroline da Silva, com o tema “O que te Motiva a Viver”. Na sequência, a pedagoga Barbara Ellen falará sobre a importância da educação emocional e a fonoaudióloga Charmene Bezerra abordará o desenvolvimento de uma comunicação saudável.

Já a psicóloga Marcia Regina falará sobre as intervenções psicológicas, funções e suas características e a enfermeira Janaina Bueno irá apresentar a palestra “Qualidade Para uma Vida Melhor”.

Tratamento

A tentativa de suicídio ou pensamentos suicidas são considerados transtornos graves que necessitam de tratamento médico especializado.

A população de Itapevi conta com o atendimento permanente de três centros de atenção psicossocial (CAPS), que tratam dos transtornos mentais severos e permanentes.

Em casos de tentativa de suicídio o paciente deve ser atendido imediatamente no pronto-socorro central, para receber tratamento emergencial clínico e psiquiátrico e, posteriormente, ser encaminhado aos CAPS.

Para situações em que a pessoa esteja planejando ou constantemente pensando em suicídio o acolhimento deve ser feito pelos CAPS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Pessoas com menos de 18 anos devem ser acolhidas pelo CAPS Infantojuvenil Ciranda (Ladeira Hugo Michelotti, 5, Centro).

Jovens e adultos, que estejam passando por transtornos mentais, mas não fazem uso de álcool e droga, devem procurar atendimento no CAPS Espaço Conviver (R. Eduarda Rios Trevisan, 105, Jd. Portela).

Adultos com transtornos mentais aliados ao uso de álcool e drogas devem ser acolhidos pelo Caps AD III (Rua Orestino Santiago Ramos, 1103, Nova Itapevi). Este atendimento é 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Além dos CAPS, também existe o serviço de psicologia ambulatorial realizado em quatro unidades básicas de saúde. Os encaminhamentos psicológicos e psiquiátricos devem ser feitos por médicos da rede municipal de saúde.