Nesta segunda-feira (22), nove agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) receberam a inédita medalha de Patrulhamento Tático (Patamo). A homenagem foi concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por meio da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Franco Montoro, no Palácio 9 de Julho, no Ibirapuera, na capital.

Lançado nacionalmente, o objetivo do evento foi homenagear agentes de segurança pública que arriscam suas vidas durante patrulhamento para proteger a sociedade, bem como a iniciativa visa dar voz às Guardas, para que sejam reconhecidas e valorizadas no Brasil. O Patamo é um curso intensivo de treinamento para patrulhamento tático para a composição de equipes de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Os agentes escolhidos receberam as homenagens pela conclusão do curso de Patrulhamento Tático Motorizado, realizado nos últimos anos em parcerias com as cidades de Jandira e Embu das Artes. As medalhas são cunhadas em bronze esmaltado, com fita em gorgorão brilhoso, realçando a força e a honra do homenageado. A iniciativa reuniu centenas de Guardas de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.

Sobre a Medalha Patamo

Concedida pela Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil – uma associação sem fins lucrativos defensora dos interesses coletivos – a medalha tem por finalidade reconhecer as personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento entre civis e militares para melhor integração da sociedade.

As condecorações são destinadas a premiar militares e civis que, por sacrifício à causa, dedicação e capacidade profissional, tenham auxiliado no fortalecimento e divulgação dos feitos históricos. A honraria concedida pela Academia serve para enaltecer militares das Forças Armadas, Policiais Militares e Civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham atuado de forma destacada.