Cuidar da saúde da população e buscar métodos cada vez mais eficientes para tratar o cidadão tem sido foco da administração. No dia 28 de junho, a cidade conquistou o 1º lugar na Campanha de Curativo de Alta Tecnologia por casos bem sucedidos implementados na rede municipal de Saúde. A iniciativa foi promovida pelas empresas Veris Saúde e Hartmann, em evento realizado na cidade de São Paulo.

Na ocasião foram discutidos os benefícios dos curativos hidrorresponsivos no tratamento das feridas, que significa a adoção de produtos de alta performance para limpeza e tratamento através da irrigação de uma solução salina do tipo ringer e gerenciamento da secreção através da tecnologia SAP – poliacrilato, um polímero com alta taxa de absorção da água que torna-se um super absorvente.

A partir deste conceito foi realizada a entrega da premiação da campanha referente ao produto da empresa utilizado pelo município no tratamento de pacientes. A iniciativa teve como objetivo apresentar, na prática, o produto como solução inovadora para o tratamento de lesões, tornando o processo mais eficaz e rápido, proporcionando melhor qualidade de vida para os pacientes, maior segurança para os profissionais de saúde e redução de custo para as instituições de saúde.

As técnicas da Secretaria de Saúde do município, Jacinta Reiz de Holanda (técnica de enfermagem) e Rosangela Cristina Teves Oliveira Rodrigues (enfermeira) se destacaram por conhecerem a tecnologia inovadora com a finalidade de usá-la oferecendo maior qualidade de vida aos pacientes por meio de um tratamento sem interrupção.

Elas apresentaram cases clínicos de sucesso na cidade com o uso do curativo de alta tecnologia para uma banca avaliadora e conquistaram o 1º lugar. Itapevi participou da premiação após as empresas que promoveram o evento enviarem carta convite à Secretaria de Saúde. Através da seleção de um ou dois casos para aplicação e tratamento com o produto, as técnicas apresentaram eficácia nos tratamentos.

Foram disponibilizadas amostras para a condução dos casos, mediante o comprometimento do preenchimento de uma ficha de avaliação e template de apresentação dos casos para avaliação de uma comissão composta por três especialistas de negócios da Hartmann, que elegeram os três melhores casos, sendo Itapevi o melhor dentre os três participantes na categoria.

A iniciativa ainda levou em consideração a participação de Itapevi em congressos científicos e o envio dos trabalhos para publicação em revistas científicas pertencentes às sociedades de feridas.