Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura de Itapevi entregou oficialmente a primeira fase da iluminação da Rodovia Renê Benedito da Silva. A medida oferece mais segurança para pedestres e motoristas, inclusive no retorno das aulas ou do trabalho no período da noite. A cerimônia de inauguração aconteceu na própria rodovia, às margens da da Via Polares.

“Antigamente a região da Rodovia Renê Benedito em Amador Bueno trazia muita insegurança e problemas para a população, mas agora traremos mais dignidade”, declarou o técnico. “Por isso faremos investimentos significativos, para que o bairro e adjacências tenha melhor infraestrutura que ofereça mais qualidade de vida à população”, disse um gestor.

A Prefeitura de Itapevi havia finalizado a instalação da nova iluminação a LED (Diodo Emissor de Luz) na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silvano dia 14 de janeiro, e de lá para cá promoveu apenas readequações na finalização do projeto.

Os trabalhos começaram em outubro do ano passado, e englobaram um trecho de aproximadamente 4 quilômetros entre o CDHU da Vila Gióia e o Jardim Alabama, beneficiando bairros como o Jardim Ruth e Jardim Cruzeiro também. Até o final deste ano, a administração municipal iniciará a segunda fase da melhoria, estendendo a iluminação a LED até a divisa de São Roque.

Sobre a nova iluminação

As melhorias incluíram a instalação de postes e 258 luminárias novas a LED, que têm vida útil mais longa e manutenção mais barata, além de todo cabeamento de alimentação das luminárias. As ações têm como objetivo oferecer mais segurança à população, ao mesmo tempo em que ajudam o município a cortar custos e tornam mais sustentável a relação com o meio ambiente.

O uso de LED na iluminação pública pode gerar economia de energia de até 85%, além de uma economia média de 40% nas contas públicas das prefeituras, segundo um estudo de 2012 feito pela Philips e o Climate Group em 12 cidades no mundo, incluindo Nova York, Londres e Sydney.

Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi, Ramon Medrano de Almada, a iniciativa é importante porque garante também um trânsito mais seguro. “Pedestres e motoristas que passam pela região encontrarão a partir de agora condições de transitar com mais cuidado e precisão, evitando acidentes e preservando vidas”, explica.

Quem aprovou a melhoria foi a moradora Neide Lopes da Silva, 61, auxiliar de limpeza. “Estávamos esquecidos e abandonados pelo poder público. Antes a gente não andava de bicicleta pelo bairro e as crianças não saíam nas ruas com medo de serem atropeladas. Agora, a realidade é outra e mais amigável pelos investimentos feitos pela Prefeitura”, agradece.

Recentemente, tanto a rotatória da Cohab como a Praça Carlos de Castro, no Centro, ganharam nova iluminação a LED. A meta da administração municipal é de que, até o final de 2020, 80% das luminárias atuais sejam substituídas por modelos desse tipo.