A Prefeitura de Itapevi promoveu, na última sexta-feira (9), a 18ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos Me Leva Pra Casa. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais e aconteceu no estacionamento do supermercado Atacadão, na Cohab. A ação tem como objetivo dar um lar para os animais abrigados no Canil mantido pela administração.

Apenas neste ano, a Prefeitura já doou um total de 96 animais nas feiras de adoção, sendo 66 cães e 30 gatos. Nesta edição foram doados apenas três animais: dois cães e um gato. A iniciativa também efetuou a doação de mudas de plantas, recebidas como parte de compensação ambiental de empresas de Itapevi. Ao todo foram distribuídas 51 delas, sendo das espécies de ipês brancos, amarelos, roxo, quaresmeiras, pata de vaca e embaúba.

“A feira tem sido um sucesso e buscamos repeti-la sempre com o intuito de que os animais em condições de adoção na cidade recebam um lar e muito carinho das famílias”, disse Wander Rodrigues da Silva, diretor do Departamento de Cuidados e Proteção Animal da Prefeitura.

Para Ana Cristina Chaves, moradora de Ambuitá, a adoção é um gesto de amor. “É com tanto carinho que levamos um animalzinho para casa porque ele é como se fosse uma criança pequena que inspira cuidados a todo instante”, destacou, ela que levou o cãozinho batizado com o novo nome de Bob.

Sobre adoção animal

Você sabia que em Itapevi é possível adotar gratuitamente um bichinho de estimação? Para isso, existe o programa Me Leva Pra Casa, um serviço disponível à toda população.

Os interessados na adoção podem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal, que fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, os interessados em adotar devem levar na retirada do animal coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.