Novos acessos fazem parte da concessão da Linha 8 Diamante; moradores dos Jardins Portela, Sorocabano, São Carlos, Santa Rita e Ambuitá serão os principais beneficiados

Itapevi será uma das cidades da região oeste metropolitana de São Paulo a se beneficiar com o projeto de concessão à iniciativa privada da Linha 8 – Diamante, proposta pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O edital de concessão final será publicado ainda neste semestre.

A iniciativa prevê que a empresa vencedora desta concessão pública construa, pelo menos, quatro novas passarelas de travessia em Itapevi. São elas as passarelas do Jardim Portela; da Estação CPTM Santa Rita; da Santa Rita – Portela – São Carlos e Portela/Sorocabana, além de melhorias e modernização nas estações.

Antes da pandemia de covid-19, a CPTM realizou audiências públicas para informar à sociedade o projeto e esclarecer as dúvidas. A empresa que vencer a disputa, deve investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nesta linha 8 e na Linha 9- Esmeralda.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura recebeu a informação de que a Estação Ambuitá será reconstruída e já está no projeto, com investimento de mais de R$ 20 milhões. A administração municipal tenta a inclusão da Estação Cimenrita neste pacote de melhorias.

Nova Passarela da CPTM no Jardim Portela

O projeto da concessão da Linha 8 prevê a construção de uma nova passarela na altura do Km36+720 do Jardim Portela, entre as estações da CPTM Santa Rita e Itapevi. O acesso será na Avenida Leda Pantalena e permitirá a ligação entre os bairros Jardim Portela e Jardim Santa Rita. No local também está previsto um bolsão de acesso para veículos.

Nova Passarela da CPTM Estação Santa Rita

O segundo acesso na Avenida Dr. Alves Ribeiro, sendo uma passagem para veículos sob a linha férrea, na altura do km 37+400, próximo à estação Santa Rita. Atualmente, há uma passagem em nível, cruzando a linha férrea, que atende veículos e pedestres que faz a ligação da Avenida Engenheiro Renê Benedito da Silva com a Avenida Leda Pantalena.

Nova passarela do Jardim Santa Rita

A terceira passarela com acessibilidade no Jardim Santa Rita, na altura do Km 38+085, entre as estações Ambuitá e Santa Rita. Esse acesso de pedestres vai permitir a ligação entre os bairros Jardins Portela e Santa Rita. A nova passarela vai substituir a passagem de nível, facilitando a vinda de quem vem pela Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva. Haverá acessos na Avenida Leda Pantalena, próximo à Rua Juquitiba, e na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, onde está situada uma baia para parada de ônibus.

Nova passarela no Jardim Sorocabana

O quarto acesso beneficiará os moradores de Ambuitá e Santa Rita, na altura do km 38+600 do Jardim Sorocabano. A passarela será na Avenida Leda Pantalena, próximo à Rua Cangaíba, e na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva.

Reconstrução da Estação Ambuitá

O projeto aponta para uma nova estação e melhorias no seu entorno, incluindo acessos e rampas, implantação de edificações, incluindo sanitários, bicicletários, passarela entre as plataformas, entre outras.

Reforma da estação de Amador Bueno

Reformada da estação com a implantação de passarela acessível por elevadores e escadas fixas. Está prevista também a implantação de salas técnicas e a revisão dos elementos de comunicação, de acessibilidade e bicicletário.