Neste sábado (24) e domingo (25), a cidade inicia as disputas das 1ª e 2ª Divisões do Campeonato Municipal de Futebol Masculino de Campo 2023. Todos os jogos da competição acontecem no Estádio Municipal (Rua Prof. Dimarães Antonio Sandei) na Vila Nova Itapevi. O torneio é organizado pela Liga Itapeviense de Futebol (LIF) com apoio da Prefeitura.

Ao todo, participam 16 equipes nas 1ª e 2ª divisões, divididas em dois grupos: A e B, cada um deles com oito times. As equipes se enfrentam entre si. As quatro melhores de cada grupo se classificam para as oitavas de final e disputam a competição em etapas mata-mata.

Na 1ª Divisão disputam a competição: Rainha, Primos, Milan, Caveira, Unidos do Ambuitá, Boca Júnior, Vila Gióia, Cardoso, Vila Nova, Canhamo, Explosão, Malvinas, Dourados do Morro, Estrela, Oeste e Nóis que tá. Na 2ª Divisão, as equipes que tentam o acesso são: Portela, Vasco, Juventude, América do Cardoso, Porto, Atlético Pinheiro, Teimoso, Beiçola, Cobreola, Águia Real, Juventos, Calção Arreado, Real Itapevi, Botafogo, Londrina e Itapeviense.

Neste sábado (24), primeiro dia da competição da 2ª Divisão do Campeonato Municipal, jogam, a partir das 15h, na partida de estreia, Calção Arreado e Juventude. Às 16h30 disputam Atlético Pinheiro e Real Itapevi. O terceiro jogo será entre Portela e Vasco, às 18h20. Fechando o dia, às 20h, a bola rola para Botafogo e América do Cardoso.

No domingo (25) será dado o pontapé para os times da 1ª Divisão do Campeonato Municipal. Serão quatro jogos. As partidas começam às 9h15 para Primos e Rainha. Na sequência jogam às 11h10 Oeste e Malvinas. O terceiro jogo às 12h50 será entre Nóis que tá e Milan e a última partida do dia será jogada entre Estrela e Dourados do Morro, às 14h30.

Para receber as partidas, a Prefeitura realizou a manutenção do gramado do campo, foram jogados mais de 60 sacos de borracha no campo de gramado sintético, realizada manutenção dos vestiários, trocadas portas e cadeiras por bancos de alvenaria, colocadas prateleiras de mdf para os atletas guardarem pertences, trocada a iluminação, alambrados e arquibancadas. A Prefeitura é responsável por premiar os atletas com a entrega de medalhas e troféus.

O Campeonato Municipal de Itapevi começou a ser realizado em 1988. O campeão e vice-campeão do campeonato são premiados com troféu e medalhas. A Prefeitura é responsável pela disponibilização da arbitragem e pela manutenção da estrutura física do estádio.

Na competição, são rebaixados os quatro últimos colocados e têm acesso os quatro melhores da 2ª Divisão. Em 2022, a 1ª Divisão teve o Rainha como campeão. Da 2ª  Divisão o campeão foi o Canhamo.

A iniciativa visa contribuir para o bem-estar esportivo. A Prefeitura apoia porque vê como uma modalidade representativa e que agrega atletas em um nível de alta competitividade.

Os jogos das equipes das 3ª e da 4ª divisões da competição começaram em maio. Disputam a 4ª Divisão 50 times amadores da cidade. Na 3ª Divisão são 24 equipes e 16 times nas 1ª e 2ª divisões, respectivamente. Todos os jogos do Campeonato Municipal de Itapevi são abertos ao público e têm entrada gratuita.