Na próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Itapevi inicia a vacinação contra Covid-19 para todas as crianças de 11 anos de idade. No dia 26 (quarta-feira) é a vez da liberação para as crianças de 10 anos e, no dia 28 (sexta-feira), crianças de 9 anos.

A vacina está sendo aplicada no público infantil exclusivamente no Ginásio de Esportes (Av. Rubens Caramez, 1000, Vila Aurora), no esquema de vacinação para pedestres, das 8h às 16h, com encerramento das filas, às 15h.

Os pais e responsáveis devem estar presentes no ato da vacinação e devem apresentar documento de identidade, CPF da criança e comprovante de residência.

Desde o dia 17, crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente já estão sendo vacinadas na cidade, desde que apresentem documentos que comprovem a condição: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Já crianças de 5 a 8 anos, sem comorbidades, serão vacinadas a partir do dia 31 de janeiro, também de forma escalonada: dia 31, será a liberação da vacina para crianças de 8 anos; dia 1º para o público de 7 anos; dia 2 para os pequenos de 6 anos e dia 3 de fevereiro, para os de 5 anos de idade.

Em Itapevi, a estimativa é que cerca de 28 mil crianças estão na faixa etária de 5 a 11 anos.

Dia D

No próximo sábado (29), será mais um Dia D da campanha. Crianças de 9 a 11 anos serão vacinadas no Ginásio de Esportes e pessoas acima dos 12 anos receberão a vacina na Kolping Cristo Rei (Rua Brasília de Abreu Alves, 33, Nova Itapevi).

Já no dia 12 de fevereiro, a Prefeitura irá realizar mais um Dia D, mas desta vez, exclusivo no Ginásio de Esportes, para crianças de 5 a 11 anos de idade.

Polo exclusivo

O Ginásio de Esportes é um polo apenas para as crianças, por orientação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para garantir o conforto e segurança deste público.

A escolha do Ginásio, um local amplo e ventilado, também facilita a permanência das crianças por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina para que elas sejam observadas pelos agentes de saúde – outra recomendação da ANVISA. Por isso, na vacinação infantil não há modalidade Drive Thru.

Pré-cadastro

Pais e responsáveis de crianças de 5 a 11 anos devem realizar o pré-cadastro da vacina contra Covid-19 por meio do site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo.

O pré-cadastro agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (www.vacinaja.sp.gov.br), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

Vacinação para adolescentes e adultos

A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes acima dos 12 anos, jovens, adultos e idosos continua normalmente nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, com entrega de 50 senhas diárias, ao meio-dia.

Além das UBSs, a vacinação também acontece no Polo Kolping Cristo Rei (Rua Brasília de Abreu Alves, 33, Nova Itapevi) no esquema Drive Thru e para pedestres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas até as 15h.