Conhecer, entender, acolher e resgatar. Esse é o objetivo do Programa Recomeçar, criado pela Prefeitura de Itapevi e iniciado na segunda-feira (03) para intensificar o atendimento à população em situação de rua na cidade.

A iniciativa é uma ação integrada com assistentes sociais, agentes de saúde e de segurança para atender de maneira integral os grupos vulneráveis de pessoas que utilizam as ruas de Itapevi como moradia.

O novo programa complementa as ações de atendimento do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e do Programa Amparar, programa permanente de acolhimento noturno, criado em 2023.

Saúde mental, dependência química e extrema pobreza

De acordo com dados das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi, além da situação de extrema pobreza algumas pessoas em situação de rua também apresentam transtornos de saúde mental e dependência do uso de álcool e outras drogas, o que dificulta a abordagem, acolhimento e identificação.

Por isso, durante a busca ativa destas pessoas, a abordagem é diferenciada e adaptada ao perfil de cada um deles. Toda a operação é realizada, obrigatoriamente, com o acompanhamento da Guarda Civil Municipal para garantir a integridade dos servidores públicos e de todos os envolvidos.

Durante essa abordagem, são solicitados os dados pessoais de cada cidadão e essas informações são cadastradas em um prontuário de identificação. Além dos assistentes sociais e da Guarda Municipal, agentes de saúde também estarão presentes para avaliação e atendimento das pessoas que estejam em surto ou alteração do estado mental. Se houver necessidade, haverá o encaminhamento deste paciente para atendimento psiquiátrico no pronto-socorro ou nos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial).

Caso alguma das pessoas abordadas na busca ativa seja procurada pela Justiça, a Guarda Municipal irá encaminhá-la à Delegacia de Polícia para verificação dos antecedentes criminais.

Nos demais casos, após a realização do cadastro, são ofertados os serviços sociais disponíveis no Centro POP ou outro serviço municipal mais adequado. Em caso de verificação de crianças desacompanhadas em situação de rua ou em risco, o Conselho Tutelar é acionado para atuação. Equipes do Departamento de Defesa dos Animais também estão disponíveis caso alguma pessoa em situação de rua possua animal de estimação.

A busca ativa do Programa Recomeçar será realizada duas vezes por semana, em dias alternados. A comunidade também pode auxiliar as equipes informando a localização das pessoas em situação de rua pelo whatsapp do serviço de abordagem social: (11) 91972-7812.

Acolhimento Noturno

As ações do Recomeçar irão complementar o Programa Amparar, caracterizado pelo conjunto de serviços ofertados pelo Centro Pop e Centro de Acolhimento Noturno, localizados na R. Rubens Caramez, 1075, Vila Aurora, mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. O Amparar é um programa permanente, sendo que o Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h0 e o Serviço de Acolhimento Noturno, funciona todos os dias da semana, ininterruptamente, das 19h às 07h, e tem como principal objetivo acolher a pessoa em situação de rua ofertando o pernoite em um local quente e seguro e inseri-la em acompanhamento especializado.

O acolhimento deste público é feito por procura espontânea e pelo Serviço de abordagem social, que funciona todos os dias da semana, ininterruptamente, das 18h às 24h.