Com o objetivo de detectar novos casos, tratar e interromper transmissão da doença, a Prefeitura de Itapevi iniciou, nesta sexta-feira (17), a 1ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa à Tuberculose. As ações acontecem até o dia 31 de março em todas as unidades de saúde do município. São duas ações no ano, a primeira realizada em março e a segunda está prevista para o segundo semestre deste ano.

A iniciativa compreende o dia 24 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose. A data foi escolhida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) por corresponder à descoberta do bacilo causador da doença por Robert Koch, em 1882.

A ação de Busca Ativa tem como propósito descobrir e mapear os novos casos da doença na cidade e os usuários que frequentam as unidades de saúde do município, assim como tratar preventivamente os casos.

A iniciativa é realizada semestralmente pelo município por orientação da Divisão de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A ação abrange todos os moradores da cidade, especialmente os atendidos nos serviços de Atenção Básica de Saúde, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Prontos-Socorros.

A população em situação de rua também receberá atenção especial no Centro Pop (Rua Rubens Caramez, 1075 – Vila Aurora), no dia 27 de março, das 8h às 11h30, quando será realizada a Busca Ativa no local. Vale lembrar que a Vigilância Epidemiológica do município realiza a Busca Ativa em livre demanda de forma permanente em todas as unidades de saúde de Itapevi.

Em casos de suspeita, são realizados exames específicos gratuitamente, sem a necessidade de guia médica. O município está preparado para todas as etapas: coleta, encaminhamento, análise, diagnóstico e tratamento. Dependendo do laboratório, o exame fica pronto em até 24 horas.

Os remédios para o tratamento são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde. Manter o ambiente arejado, vacinar as crianças com a BCG são medidas fundamentais também para prevenir a tuberculose.

O registro médio anual é de até 100 novos casos. Em 2022 foram detectados 152 casos novos de tuberculose no município e 6 mortes foram registradas. Em 2021, foram diagnosticados 107 casos novos de tuberculose em Itapevi e 5 óbitos foram registrados.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a diminuição no número de casos de tuberculose notificados acarreta o temor de um descontrole na transmissão da doença. Cada caso sem diagnóstico pode transmitir a doença a mais pessoas da sua família e seu círculo de convivência, ampliando o surgimento da doença. Por esta razão, a Intensificação da Busca Ativa é essencial em Itapevi.

Sintomas da Doença

Tosse por mais de três semanas com ou sem produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para fazer o exame diagnóstico e se constatada a doença, o tratamento é oferecido gratuitamente e deve ser iniciado de maneira imediata.

As pessoas que estiverem com pelo menos um dos seguintes sintomas acima, por mais de três semanas, acompanhado por febre e/ou emagrecimento, devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8499.