Objetivo da iniciativa é levar diversos serviços de zeladoria e iluminação LED

A Prefeitura de Itapevi lança, neste sábado (19), às 10h, o programa Bairro a Bairro, que tem como objetivo realizar diversos serviços de zeladoria e promover ações sociais.

O evento acontece no Cemeb Mário Tomaz de Oliveira (Rua Nelson Ferreira Costa, 820 – Jardim Vitápolis) e tem como intuito ouvir as demandas dos moradores para as ruas dos bairros Vitápolis, Dona Elvira e Cidade Saúde.

Esse encontro é o primeiro de uma série de reuniões que acontecerão ainda em outras nove outras regiões da cidade, que foram subdivididas para melhor atender às necessidades de planejamento do município.

A Prefeitura quer garantir que a população tenha mais serviços públicos nos bairros. Em um ano de meio, a administração realizou vários estudos e 12 licitações para que o Bairro a Bairro se tornasse realidade.

Sobre o programa

O Bairro a Bairro tem como objetivo atender as principais necessidades de zeladoria urbana nas diversas regiões da cidade. Os serviços oferecidos serão: ampliação da segurança com a substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED (Diodo Emissor de Luz), recapeamento de ruas, limpeza de bueiros, córregos e ruas, retirada de entulhos, de carros abandonados, recuperação de calçadas de equipamentos públicos com acessibilidade, pintura de faixas de pedestre em locais com grande fluxo de travessia, cata bagulho, tapa buraco, manutenção de guias e sarjetas, castração de animais e poda de árvores.

O objetivo é atingir a cobertura de serviços de zeladoria urbana e de manutenção em toda a cidade. As 10 regiões devem ser completamente atendidas até meados de maio de 2020.

O programa acontece em quatro fases. A primeira é a visita de servidores municipais até os bairros, que começaram no dia 30 de setembro e vão até esta sexta-feira (18), entrevistando moradores para saber quais são as demandas e necessidades da região com o objetivo de melhorar o bairro e levar mais qualidade de vida ao entorno.

A segunda fase é o encontro da Prefeitura diretamente com os cidadãos em ampla reunião, antecipando as principais melhorias para o bairro/região, a ser realizada neste sábado, 19. A terceira fase do programa prevê ações efetivas de melhorias. Elas acontecem entre 21 de outubro e 8 de novembro nos três primeiros bairros atendidos pelo programa.

Mega Ação com diversos serviços gratuitos à população

No dia 9 de novembro, das 14h às 20h, acontece a quarta fase do programa, um grande evento na rua do Cemeb Mário Tomaz de Oliveira (Nelson Ferreira Costa, 820 – Jardim Vitápolis), que reunirá diversos serviços públicos à população. Eles serão divididos em sete pastas: Esportes, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Desenvolvimento Social, Justiça e Meio Ambiente.

Serviços a serem realizados no dia 9/11:

– Mesa de Tênis de Mesa;

– Basquete Street;

– Aulão de Alongamento

– Aferição de pressão arterial;

– Aferição de Diabetes;

– Sorriso Móvel (Atendimento médico odontológico);

– Atualização da carteira de vacinação;

– Emissão da carteira do SUS (Sistema Único de Saúde)

Desenvolvimento Econômico

– Emissão de Carteira de Trabalho;

– Inscrições para cursos;

– Sebrae Aqui Itapevi;

– PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)

– Aulão de Zumba;

– Apresentações Culturais – Tem Arte Aqui

Desenvolvimento Social

– Orientação para programas sociais;

– Atualização cadastral programa Bolsa Família;

– Corte de Cabelo;

– Manicure e Pedicure;

– Bazar Acolher;

– Brinquedos Infláveis

Justiça

– Orientações de Regularização Fundiária;

– Atendimento OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);

– Procon;

– Ouvidoria Municipal

– Castração de Animais

– Doação de mudas de árvores