Itapevi participa da 3ª edição do Jatio (Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco) e conquista ótimas posições até o momento. O time da cidade conta com 14 idosos que são atendidos pelo CCI (Centro de Convivência do Idoso) e disputam em competições que reúnem 13 cidades da região Oeste Metropolitana. Os Jogos começaram nesta segunda-feira (21) e vão até sexta-feira (25).

A abertura aconteceu na segunda-feira (21), no Centro Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco, e o encerramento acontece na sexta-feira (25) às 17h, na Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco – Rua Acenbo, 100 – Jardim Umurama/Osasco)

Itapevi participa nas modalidades de dama individual (feminina), xadrez individual (masculina), truco dupla (masculina), dominó dupla (feminina e masculina), buraco dupla (masculina) e tranca dupla (masculina), dança de salão dupla modalidade B (acima de 70 anos).

A competição reúne cerca de 700 competidores de 13 cidades, disputando 15 modalidades esportivas. São elas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, tranca, truco, vôlei adaptado 60 anos masculino e feminino, vôlei 70, 75 anos feminino e xadrez.

Além de Itapevi, outros 12 municípios participam do Jatio: Osasco, Barueri, Caieiras, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Cotia, Itapevi, Jandira, Praia Grande, Vargem Grande, Santana de Parnaíba, São Paulo e Suzano

No xadrez, a cidade ficou em 4º lugar com João Geremello de Sousa e Silva, 81, Vila Nova Itapevi. Na dama feminina Maria Francisca Batista, 79, moradora do Parque Suburbano foi a campeã. No truco, a cidade conquistou o segundo lugar com a dupla masculina José da Luz Correa, 66, e Cicero Leite Rodrigues, 62, ambos do Bairro dos Abreus. O vice-campeonato também foi conquistado no dominó masculino com a dupla Cláudio Altino Ramos, 70, morador do Jardim Julieta, e Severino Feliciano do Nascimento, 77, que vive no Parque Suburbano.

O professor da oficina de jogos de mesa, Walter Mendonça, também foi premiado pelo desempenho que resultou na vitória de Itapevi. “A Dona Maria nunca havia jogado dama na vida. Aprendeu em um mês de treinamento intensivo e competiu com atletas com mais de 14 anos de experiência. Foi surpreendente”, explica Walter.

Para Tatiana Andrade, gestora responsável pelo CCI, “Os atletas itapevienses não medem esforços para alcançar resultados positivos. Os professores buscam extrair o melhor deles para executarem um trabalho de excelência. O mais importante é promover o intercâmbio esportivo entre os idosos com o objetivo de primar pela qualidade de vida”, explica.

Venha participar das nossas oficinas

A Oficina de Jogos de Mesa é oferecida pelo Centro de Convivência do Idoso (Avenida Cesário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus) –  em parceria com o programa Viva Maturidade, lançado de abril deste ano, e que tem como objetivo promover o protagonismo social da terceira idade, estimulando o empreendedorismo, desenvolvendo a autonomia, a autoestima e o bem-estar do idoso.

O CCI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O equipamento público é uma unidade de assistência social da Prefeitura de Itapevi que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e em isolamento social.

As atividades são organizadas em grupos, proporcionando a convivência de diferentes culturas e vivências entre os usuários. O objetivo é desenvolver neles um sentimento de pertencimento, com ações de fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.

Mais informações sobre o equipamento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-4586.