Diversas atividades gratuitas acontecem na próxima semana na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Itapevi promove, entre os dias 18 e 22 de novembro, das 8h às 17h, a Semana da Consciência Negra. A ideia é incentivar ações que evidenciem a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. As atividades gratuitas e abertas ao público acontecem na Biblioteca Municipal, que realiza uma programação especial.

A data – comemorada no dia 20 de novembro e desde 2004 em Itapevi, com feriado municipal – é escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravocrata.

O Dia da Consciência Negra sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana em todo o país.

A Semana em Itapevi programa uma exposição de desenhos “Consciência na Ponta do Lápis”, dos alunos da Escola Municipal Livre de Artes, na Biblioteca Municipal.

No dia 19 de novembro (terça-feira), haverá a entrega das premiações do 1º Concurso de Poesia Negra de Itapevi, um dia antes da data nacional de celebração da Consciência Negra.

Confira a programação da Semana, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato:

18/11
8h30 – Artesanato – Oficina de Bonecas Africanas
10h – Oficina de tranças e turbantes
15h – Contação de Histórias Africanas: As Ayabás

19/11
17h – Premiação do I Concurso de Poesia sobre a Consciência Negra
19h – Desfile: Brasil Miscigenado

21/11
10h – Dança Afrovibe
15h – Apresentação de Ballet

22/11
09h – Roda de Capoeira
13h30 – Hip Hop, DJ, Street Dance, MC e Graffiti
19h – Negros em Destaque – Mesa Redonda