Neste ano, 1.962 crianças participaram do programa

No Ginásio de Esportes de Itapevi (Avenida Rubens Caramez, 1000 – Centro) foi realizada, na manhã desta quarta-feira (13), a cerimônia de formatura do segundo semestre do Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas), que capacitou 1.050 crianças de 11 escolas da rede municipal de ensino.

A estimativa é de que cerca de 2,5 mil pessoas participaram do evento, entre pais, professores, equipes pedagógicas e estudantes. O programa é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Para o tenente coronel PM do 20º BPM/M, Adriano Pedroso de Moraes, a iniciativa auxilia na redução da criminalidade e afasta os jovens das drogas. “Além de oferecer alternativas e oportunidade aos estudantes para aprenderem ensinamentos para a vida, com retidão e inteligência emocional”, afirma.

Os estudantes que participaram da formação deste segundo semestre são das seguintes unidades educacionais de Itapevi: Professor Paulo Freire (Jardim Nova Itapevi), João Guimarães Rosa (Chácara Vitápolis), Professora Neusa Marques Lobato (Jardim Santo Américo), Professor Jossei Toda (Vila Santa Rita), Professor Monteiro Lobato (Cohab), Dra. Zilda Arns Neumann (Jardim São Carlos), Maestro Gilberto de Pinho (Vila São Francisco), Professor Paulo Mariano de Arruda (Jardim da Rainha), Professor Benedicto Antonio dos Santos (Vila Dr. Cardoso), Presidente Tancredo de Almeida Neves (Jardim Itacolomi) e José dos Santos Novaes (Cohab).

No primeiro semestre, em junho, 912 crianças de sete escolas da rede municipal de ensino receberam formação – todos os participantes do programa são do 5º ano do Ensino Fundamental.

Sobre o Proerd

É uma ação desenvolvida há 25 anos pela Polícia Militar junto às crianças de todo Estado para coibir o uso de drogas e conscientizar sobre o perigo dos entorpecentes. Em Itapevi, a iniciativa existe há 21 anos e mais de 48 mil alunos já receberam a formação.

Os policiais são treinados para ensinar os jovens sobre a importância de se afastar dos problemas e superar desafios. Ao longo de seis meses, as crianças recebem orientações de instrutores da PM, uma vez por semana.

O intuito da iniciativa é, sobretudo, encorajar os estudantes, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.

O Proerd oferece ainda estratégias para o desenvolvimento das habilidades sociais, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

Atualmente, uma nova temática, chamada “Caindo na Real”, está sendo aplicada ao programa, com o objetivo de sedimentar ainda mais a cultura e a paz. O Currículo Proerd “Caindo na Real”, foi projetado com base na teoria de aprendizagem sócio emocional. A teoria identifica habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários a promoção da saúde.

Os principais objetivos do programa são exercitar autocontrole, identificar riscos e consequências, tomar decisões seguras e responsáveis e comunicar-se de maneira confiante o que os fortalecerá a manter-se longe das drogas.