A Prefeitura de Itapevi realizou nesta terça-feira (11) o 1º Simpósio de Reabilitação Intermunicipal, na Secretaria de Educação. Cerca de 90 pessoas participaram do ciclo de palestras e de debates.

Gratuito, o evento foi organizado pelo Centro de Reabilitação (Reab) de Itapevi e reuniu especialistas da cidade e de outros municípios. Na primeira etapa, o objetivo do simpósio foi discutir propostas e abordagens para melhorar o atendimento a pacientes com dores crônicas, provocadas por fatores psicológicos.

Na segunda etapa, a proposta foi sensibilizar profissionais e a população do município para as características do autismo, fornecendo instrumentos para o diálogo e o acolhimento das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também participaram das discussões estudantes da área da saúde.

“Nosso objetivo foi promover um encontro onde trocamos informações e discutimos temas comuns ao nosso dia-a-dia com o objetivo de trocarmos experiências e melhorarmos ainda mais o atendimento oferecido aos nossos pacientes”, explicou Rogério Moreira dos Santos, coordenador do Centro de Reabilitação de Itapevi e organizador do evento.

Com o tema “Modelo de Atenção Biopsicossocial em Saúde”, a primeira etapa do encontro contou com a palestra de abertura sobre o assunto do especialista em fisioterapia, Alex Sandro Cardoso da Silva. Na sequência, a terapeuta ocupacional, Amabile Corina Canola, palestrou sobre o tema “’Cronificação’, uma abordagem da terapia ocupacional”.

A terceira palestrante foi a especialista em transtorno de comportamento, Régia Gasparetto, falou sobre o papel do Médico na integração da equipe para gestão do paciente crônico. Em seguida, o especialista em medicina comportamental e em biomecânica do aparelho locomotor, Pedro Paulo Nascimento Rodrigues, falou sobre “A influência das emoções –abordagens terapêuticas.

Posteriormente, o psicólogo Thiago André Alves da Rocha apresentou a palestra “Papel da psicologia no processo Saúde versus Doença”. E a enfermeira Erica Roosch Unterkircher, com 30 anos de experiência na área de atenção básica, encerrou o ciclo de palestras trazendo o tema: “Acolhimento e cuidado pela enfermagem”.

Na segunda etapa do Simpósio, Régia Gasparetto deu orientações aos profissionais da área da saúde sobre como lidar com o TEA e esclareceu dúvidas de familiares dos autistas, que integram o grupo Pais e Mães de Azuis de Itapevi, além dos presentes sobre o assunto.

Ao término, os profissionais e estudantes trataram de aprofundar as questões de manejo de pacientes crônicos em um debate em mesa redonda com representantes dos municípios com a finalidade de promoverem um intercâmbio de experiências e práticas médicas-hospitalares, bem como do Transtorno do Espectro Autista.

Sobre o Autismo

É um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Afeta o sistema nervoso e seu alcance e gravidade podem variar de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) estima que, atualmente, dois milhões de brasileiros tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Reab

Inaugurado em 1994, o Centro de Reabilitação funciona na Cohab e oferece atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia ortopédica e neurológica, terapia ocupacional e acupuntura. A unidade conta também com psicólogo, assistente social e dentista.

O Reab funciona na Avenida Pedro Paulino, 1180, na Cohab, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ou pelo telefone 4773-7534.