A Prefeitura de Itapevi promoveu, nesta quarta-feira (12), a exposição “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, com o objetivo de alertar a população sobre o trabalho infantil.  Realizada no Ita Shopping Centro, a mostra marcou o Dia Mundial e Nacional contra a Exploração do Trabalho Infantil, observado anualmente em 12 de junho.

O objetivo da exposição foi sensibilizar o público a refletir sobre o problema, a partir de imagens reais de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e de imagens de objetos que reforcem a importância do pleno desenvolvimento de uma criança e adolescente.

A mostra também mostrou a exploração do trabalho infantil como o que ela é: uma violação de direitos. Em contraponto, apresentou ao público a importância da infância, do brincar, da família e da escola como o direito de toda criança e adolescente em fase de desenvolvimento.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2016, no Brasil, 2,7 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham irregularmente.

De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2018, cerca de 168 milhões de crianças se encontravam em situação de trabalho infantil, sendo que destas 120 milhões com idade entre 5 e 14 anos e 5 milhões viviam em condições semelhantes à escravidão.

A exposição foi parte das ações do Programa Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que vem sendo desenvolvido em Itapevi desde 2014.  Seu pilar é a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e a proteção social a partir da oferta de serviços, benefícios e inclusão em programas socioassistenciais.

“Muitas vezes dentro dos lares há abuso das tarefas domésticas exigidas e fora, por exemplo, há negligência na educação e uma liberdade que deveria ser melhor trabalhada e acompanhada pelos pais”, diz a coordenadora do PETI, Jéssica Thaís Borges Viana.

Sobre o Dia 12 de Junho

É o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. No Brasil foi instituído no ano de 2007 pela Lei Federal nº 11.542/07.

Desde então, as mobilizações e campanhas nacionais são coordenadas anualmente pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) em parceria com os Estados e Municípios.

Itapevi instituiu, por meio da lei municipal 2.321/15, a data no calendário oficial, como Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil.

Denuncie

Se você tem conhecimento de algum caso exploração do trabalho infantil, denuncie. Sua colaboração é fundamental para garantir a segurança e proteção de nossas crianças e adolescentes.

Ligue para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Itapevi pelo telefone (11) 4142-1180. Há ainda outras formas de denúncia, como os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município, Ministério Público Defensoria Pública, dentre outros.