A Prefeitura de Itapevi realiza, em novembro, a I Jornada de Promoção da Igualdade Racial, com uma série de eventos que promovem a conscientização do tema por meio de ações culturais e artísticas, palestras, rodas de conversa e exposições.

A jornada é coordenada pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial (PRORACIAL) criada, no ano passado, para garantir a igualdade de oportunidade, a defesa dos direitos individuais e coletivos, visando a promoção da igualdade racial.

O trabalho da comissão é voltado à prevenção, ao combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial, assim como as ações desenvolvidas para a valorização da população negra de Itapevi.

Programação

O lançamento oficial da I Jornada de Promoção da Igualdade Racial acontece no dia 10 de novembro, às 15h, no Paço Municipal (R. Agostinho Ferreira Campos, 675, Jardim Nova Itapevi). Na abertura, também serão apresentadas duas mostras de fotografia.

A primeira exposição “Afroindígena” apresenta cenas cotidianas de negros e indígenas, e segue no dia seguinte para ficar em exposição até o dia 19/11, no Itashopping Centro (R. Leopoldina de Camargo, 260); entre os dias 26 e 27, a mostra poderá ser apreciada pelo público do Parque da Cidade (R. Prof. Dimarães Antonio Sandei, s/n, Cidade Saúde).

Já, a segunda exposição: “Pretos e Pretas do Brasil” apresenta expoentes da história, como Zumbi dos Palmares, Aleijadinho, Tia Ciata, Dandara, Gilberto Gil, Machado de Assis, Ruth de Souza, Djamila Ribeiro, Mãe Menininha de Gantois, entre outros. Após a apresentação no dia oficial da abertura, a mostra segue para a Biblioteca Municipal (Av. Luís Manfrinato, 194, Centro), entre os dias 11 e 18/11. De 19 a 25/11, as obras ficarão expostas no Itashopping Centro, e nos dias 26 e 27/11, no Parque da Cidade.

Concurso de Poesias

No dia 18 de novembro acontece a premiação do Rima Preta – 3º Concurso de Poesias sobre a Consciência Negra. O evento acontece às 18h, na Biblioteca Municipal (Av. Luís Manfrinato, 194, Centro).

Afroempreendedorismo

No sábado (19), será realizado um dia especial para celebrar o afroempreendedorismo, no Itashopping Centro, das 09h às 22h, com stands de moda e quiosques de alimentação. O desfile de “Moda Africana” acontece às 18h, na passarela que será montada na rua, e, às 19h30, apresentação do grupo Senhores do Samba.

Educação Antirracista

No dia 26, no Parque da Cidade, das 9h às 13h, acontecem Mesas Temáticas, com rodas de conversa sobre Educação Antirracista, a importância de dados estatísticos sobre a população negra e marco legal.

No domingo (27), ainda no Parque da Cidade, a partir das 10h, acontece a Ação Multicultural, com abertura multirreligiosa e apresentações artísticas e culturais, com grupos de capoeira, Puff e Thay – TJ Twins, Nigga Samorais, Star Dja, DJ Brotinho, Nelsinho, Grupo 13 de Maio e Samba Cururuquara, QuemÉDiSamba e Senhores de Samba.

Cabelo Crespo

Além destas atividades, aos sábados, acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) a roda de conversa: “O Cabelo Crespo e a Representatividade Social”. O evento conta ainda com contação de histórias afro-brasileiras, serviços de manicure e realização de tranças afro. A ação acontece sempre das 9h às 12h: CRAS Amador (29/10), CRAS Maristela (05/11), CRAS Aurora (12/11), CRAS Cardoso (19/11).

A Comissão

A PRORACIAL é um órgão de política pública, que tem por finalidade propor e acompanhar as diretrizes para a execução das políticas de promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo, no âmbito das ações municipais.

A Comissão formula e acompanha no âmbito de todas as secretarias municipais as ações de articulação institucional e intersetorial rumo ao desenvolvimento das políticas de promoção da igualdade racial.

Consciência Negra

Desde 2004, vigora na cidade a lei municipal nº 1.699, que instituiu como feriado civil, o dia 20 de novembro em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, autorizando a execução de ações comemorativas alusivas ao evento.