Nesta sexta-feira (4), a Prefeitura de Itapevi chegou a 35,8% de obras executadas da canalização do Vale do Sol. As melhorias têm como propósito acabar com as enchentes no Centro e no Jardim Rainha.

As intervenções, neste momento, estão sendo executadas na Rua José Pedro de Castro (entre as ruas Catharina Durante de Camargo e Manoel Alves Mendes) e Rua Manoel Alves Mendes (entre as ruas José Pedro de Castro e Luiz Manfrinatto). Com os trabalhos de escavação, transporte do material, escoramento de vala, execução de canalização e assentamento de aduelas pré-moldadas de concreto.

A canalização do córrego Vale do Sol ampliará o escoamento na área com o objetivo de evitar transbordamentos. A inundação provocada pelas cheias ocorre em temporadas de chuvas. Elas se devem à impermeabilização do solo do entorno do córrego por uma ocupação urbana desordenada.

A obra é uma necessidade antiga da população que sofre há anos com as enchentes na região central, Jardim Rainha e Vale do Sol e tem investimentos de R$34 milhões.

Os trabalhos da Fase 1 começaram no dia 27 de abril na região central, na altura do Viaduto José dos Santos Novaes Rodoviário, passando também pelas ruas Cesário de Abreu, Manoel Alves Mendes, Dr. José Pedro de Castro, Catharina Durante de Camargo e finalizará na Rua Benedito Dias Siqueira. Os trabalhos estão em andamento nesta etapa.

Já na Fase 2, está previsto o término da canalização das vias próximas ao Córrego Vale do Sol e, finalmente, na Fase 3, a construção do Piscinão nesta região. A previsão de conclusão da obra nestas fases 1 e 2 é para setembro de 2023.

Na sequência, as obras avançarão pelo Jardim Rainha, passando pelas ruas Benedito Dias Siqueira, Dr. José Pedro de Castro, Ana Araújo de Castro e Avenida Nove de Julho.