A Prefeitura criou o 1º Concurso de Poesia Negra de Itapevi. A ideia é incentivar ações para o Dia da Consciência Negra, comemorado no município desde 2004, entre alunos, professores e moradores.

As inscrições podem ser realizadas até o 8 de novembro (sexta-feira), na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O resultado do concurso será divulgado dia 19 de novembro (terça-feira), um dia antes da data nacional de celebração da Consciência Negra.

O tema do concurso de poesias é “Beleza Negra” para as categorias Infantil e Adolescente. Entre Jovens, Adultos e Terceira Idade será “Cultura Negra e Suas Raízes”.

Inscrições

Podem se inscrever gratuitamente estudantes com idade a partir de 8 anos, professores e a comunidade itapeviense em geral. Os participantes deverão preencher a ficha padronizada que deve ser retirada, pessoalmente, na Biblioteca Municipal, no Centro, e juntá-la à poesia no ato da inscrição. Cada participante poderá inscrever até dois textos. Elas devem ser inscritas individualmente.

Os interessados deverão apresentar o RG no momento de inscrição e protocolar a poesia. No caso da categoria infantil, ao protocolar a poesia devem estar presentes pais ou responsáveis com o RG em mãos.

Os participantes deverão entregar as poesias em duas cópias impressas, em folha A4, branca, com fonte Times New Roman ou Arial, no tamanho 12, preto e branco, devendo conter: Título e Texto, sem identificação do autor.

As poesias serão numeradas na Biblioteca Municipal, sendo localizadas pelo número, de acordo com a ficha de inscrição preenchida. Os textos não serão devolvidos para os autores; ficarão disponibilizados em exposição a partir do dia 19 de novembro, na Biblioteca Municipal, e poderão compor um livro impresso.

Premiação

O concurso irá premiar as cinco melhores poesias de cada categoria: Infantil (de 8 a 11 anos e onze meses e 29 dias); Adolescente (de 12 a 17 anos e onze meses e 29 dias); Jovens (de 19 anos a 29 anos e onze meses e 29 dias); Adultos (de 30 anos a 59 anos e onze meses e 29 dias) e Terceira Idade (de 60 anos ou mais).

Do 1º ao 3º lugares recebem troféus. Já o 4º e 5º receberão certificado de honra ao mérito.

Os cinco melhores colocados serão comunicados por e-mail, via Secretaria de Cultura e Juventude, com a antecedência de um dia da data da premiação, que acontecerá no dia 19 de novembro, às 19h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Apenas nesta data serão divulgados os nomes dos ganhadores.

No evento de premiação será realizado um desfile com a participação de alunos da Secretaria de Cultura e Juventude.

Critérios de avaliação

Uma comissão julgadora composta por três professores da Secretaria de Cultura e Juventude irá avaliar os seguintes critérios: criatividade, originalidade, coerência e ortografia. A comissão irá se reunir no dia 14 de novembro para decidir os ganhadores.

É importante destacar que caso a poesia apresente fragmentos de textos e/ou cópias de poesias já publicadas será automaticamente eliminada.

O concurso irá entregar certificados de participação, que poderão ser retirados na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou recebido via e-mail.

Semana da Consciência Negra

Como parte das ações, a Biblioteca Municipal também realiza uma programação especial durante a Semana da Consciência Negra.

Entre os dias 18 e 22 de novembro, das 8h às 17, ainda está programada a exposição de desenhos “Consciência na Ponta do Lápis”, dos alunos da Escola Municipal Livre de Artes. Todos os eventos da programação acontecem na Biblioteca Municipal, são abertos ao público.

Confira:

8h30 – Artesanato – Oficina de Bonecas Africanas