A partir desta quarta-feira (2), a população de Itapevi ganhará mais um local de reforço de vacinação com doses contra a Gripe e Covid-19 (vacina Bivalente). Para facilitar a vida dos trabalhadores e estudantes, os imunizantes serão aplicados de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 20h, em uma tenda montada no Terminal de Ônibus do Centro.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, sendo uma forma de deixar a população protegida contra essas doenças no inverno.

Horário estendido

Vale lembrar que, desde o final do mês de junho, a Prefeitura aplica doses dos imunizantes de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Suburbano e do Vitápolis.

Em todas as demais unidades de saúde do município a aplicação dos imunizantes acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A Prefeitura solicita que as pessoas levem as carteirinhas de vacinação e CPF para facilitar o processo de imunização.

Duas vacinas podem ser recebidas simultaneamente

A aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Gripe podem ser recebidas simultaneamente, independentemente da idade, inclusive as crianças a partir de 6 meses.

Taxa de vacinação: atenção aos jovens

Dados da Secretaria de Saúde de Itapevi de julho apontam que atualmente registra uma cobertura de 20,45% em toda a população. Esse patamar apesar de baixo, está acima da média nacional, que alcança apenas 14%.

O índice entre os jovens (18 e 19 anos) chega a 7% de cobertura. Para as pessoas de 20 a 24 anos, esse patamar é de 7,96%. No caso dos habitantes que vão dos 25 a 29 anos, alcança 9,50%.

Por outro lado, as faixas etárias vinculadas aos idosos contam com os maiores índices de cobertura e acima da média registrada em Itapevi. O índice entre a população com idades de 75 a 79 anos alcança 68,46%. De 70 a 74 anos, o patamar chega a 67,13%.