A cidade de Itapevi será uma das participantes da edição 2025 do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. A iniciativa acontece no dia 16 de agosto (sábado), das 9h às 13h, na Unidade da Defensoria Pública em Itapevi, localizada na Rua Leopoldina de Camargo, no Centro.

A ação oferece, de forma gratuita, exames de DNA, reconhecimento voluntário de paternidade, tentativas de acordo entre as partes e orientações jurídicas em Direito de Família. O objetivo é garantir o direito à paternidade registral e promover soluções consensuais que respeitem os melhores interesses das crianças e adolescentes envolvidos.

O mutirão é realizado anualmente e acontece simultaneamente em diversas cidades do país. Em 2024, o projeto atendeu cerca de 120 famílias apenas no estado de São Paulo — número três vezes superior ao do ano anterior. A expectativa para 2025 é de que a procura continue em alta, reforçando a importância da atuação interinstitucional.

A edição deste ano conta com a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde, UNESP (Universidade do Estado de São Paulo, IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), além do apoio da Prefeitura por meio da secretaria de Saúde.

Para mais informações sobre o mutirão, basta acessar o site: www.defensoria.sp.def.br.