A Prefeitura de Itapevi, por meio do Plano Reabre Itapevi e de acordo com a evolução do município no Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, anuncia por meio do decreto 5.548, publicado no Diário Oficial de Itapevi, nesta quarta-feira (10), a abertura gradual e com restrições, a partir da próxima segunda-feira (15), das seguintes áreas econômicas: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping.

 

A retomada das atividades econômicas vai seguir algumas regras, como por exemplo, funcionamento de 4 horas diárias, sendo das 11h às 15h, do comércio, serviços, escritórios e shoppings, com lotação máxima de 20% da capacidade para cada estabelecimento, com limite de 100 pessoas por local, além dos Protocolos Sanitários que devem ser adotados pelos comércios da cidade.

 

Essa medida foi realizada porque Itapevi passou para a Fase 2 – Laranja, saindo da Fase 1 Vermelha, que permitia apenas serviços essenciais no Plano São Paulo. A quarentena no estado passou a vigorar até 28 de junho. A retomada das atividades não significa o fim da quarentena. E continua obrigatório a utilização de máscaras de proteção para toda a população quando estiverem fora de casa.

 

Os estabelecimentos comerciais precisarão adotar uma série de medidas para evitar o contágio do novo coronavírus, como disponibilização de álcool em gel 70 para clientes, equipamentos de proteção individual para funcionários, limpeza frequente dos espaços, máquinas de cartão, caixas, desinfecção do sistema de ar-condicionado, entre outras normas.

 

Testes para os funcionários

Empresas, indústrias e comércios com mais de 30 funcionários serão obrigadas a realizarem testes do coronavírus, regulamentado e autorizado pela ANVISA, nos seus colaboradores, sem custos para os mesmos, a cada 30 dias, enquanto persistir à pandemia da Covid-19. O prazo para realização é de até 10 dias, após a retomada.

 

As áreas comuns como praça de alimentação, teatros, cinemas, além de praças públicos, entre outras, continuam com restrição total de funcionamento. Na segunda-feira (15), retornará o funcionamento do sistema de estacionamento rotativo – Fácil Estacionar.

 

Cadastro obrigatório

Para que a retomada gradual dos serviços seja realizada visando a economia local e, principalmente, a preservação da vida humana, a Prefeitura de Itapevi adotará os Protocolos Sanitários instituídos por comissão técnica do Governo do Estado de São Paulo, disponíveis no site da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br ).

Responsáveis pelas atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e comércios também devem fazer um cadastro no site www.autoriza.itapevi.sp.gov.br

Após cadastro, comerciante deverá aguardar a emissão de QR Code, a ser encaminhado por e-mail.

O empresário deve fazer a impressão do QR Code e fixar em local visível do empreendimento. Se não houver atendimento aos Protocolos Sanitários, a liberação para abertura neste momento de retomada das atividades econômicas poderá ser suspensa.

 

Multas para descumprimentos de obrigações

A Prefeitura vai fiscalizar com agentes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e do Departamento de Posturas, a retomada das atividades econômicas e quem não obedecer às regras será multado em 250 UFM’s, na primeira oportunidade e dobrando o valor na reincidência. Numa terceira ocorrência, o local poderá ter as atividades suspensas.

 

#ReabreItapevi

#ItapeviContraOCoronavírus

#PrefeituraDeItapevi