Tem algum poste sem luz na sua rua? Você pode registrar problemas na rede e ocorrências como essa pelo número 0800 779 2000. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia.

O serviço é disponibilizado pela Tecnoluz, empresa contratada pela Prefeitura de Itapevi para fazer manutenção da iluminação pública na cidade.

Por meio dele, a população pode solicitar reparos na rede, que incluem troca de lâmpadas e luminárias ou substituição de postes derrubados em casos de acidente.

A solicitação é atendida em até 48 horas para reparos simples.

Já casos mais complexos, como a substituição de cabos de rede furtados, exigem mais tempo, pois exigem ordem de serviço e autorização para a aquisição de material.

A manutenção da iluminação pública é de responsabilidade dos municípios conforme uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel de número 414/2010.

Os gastos com esta manutenção são custeados por meio da CIP/COSIP, taxa obrigatória que é recolhida por meio da conta de energia dos usuários e repassada para o município, que também usa esses recursos para ampliar a rede de iluminação pública.

Modernização

A Prefeitura está substituindo as luminárias existentes pelo sistema á LED, que têm vida útil mais longa e manutenção mais barata para os cofres públicos. A meta da administração municipal é de que, até o final de 2020, 80% das luminárias atuais sejam substituídas por modelos desse tipo.

Itapevi possui atualmente cerca 14 mil pontos de iluminação pública em toda a cidade. Este número representa quase 90% de cobertura. Nos próximos dois anos, a Prefeitura planeja instalar cerca de mil novos pontos de iluminação.

Furtos

Parte do dinheiro arrecadado pela taxa de iluminação pública é utilizada para a reposição de cabos de energia furtados com grande frequência em Itapevi.

Em 2018, foram registradas 42 ocorrências de furtos em toda a cidade, contra 30 registros em 2017. Estes furtos representaram um prejuízo de cerca de R$ 230 mil aos cofres públicos – dinheiro que poderia ter sido investido na ampliação da rede de iluminação pública, na cidade.

Luz dentro de casa

O fornecimento de energia elétrica dentro das residências é de responsabilidade da Eletropaulo/Enel. Ligue para o 0800 729 0196. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia