Março terá atividades que vão de palestras à distribuição de 4,5 mil esmaltes para servidoras públicas municipais

A Prefeitura de Itapevi inicia, na próxima segunda-feira (9), a programação especial do Mês da Mulher, criada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo mundo em 8 de março. As atividades acontecem até o dia 31 de março e têm como objetivo fomentar o debate sobre empoderamento feminino e o papel da mulher na sociedade.

Os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município entregarão uma lembrancinha, uma caixinha com um bombom e um cartão de felicitações para todas as mulheres que comparecerem, na próxima segunda-feira (9), em horário de expediente dos centros, das 8h às 17h. Essa é uma forma de valorizar e comemorar essa data especial. Haverá também um café da manhã (das 8h às 10h) e da tarde (14h às 16h) especiais com as usuárias dos serviços.

Serão também realizadas reuniões socioeducativas ao longo do mês de março. São palestras ministradas pelos próprios psicólogos de cada unidade com o tema “Empoderamento Feminino”.

A primeira palestra será no dia 13 de março (sexta-feira), às 10h, no CRAS Jardim Maristela (Avenida Pedro Paulino, 422 – Cohab 1). No dia 20 de março (sexta-feira), às 9h30, a palestra acontece no CRAS Vila Aurora (Rua Américo Valentim Christianini, 420). O CRAS Amador Bueno (Rua Francisco Rodrigues Paes, 49) recebe palestra no dia 23 de março (segunda-feira), às 10h. A última palestra será realizada no dia 31 de março (terça-feira), às 14h, no CRAS Vila Dr. Cardoso (Rua Rosângela Mariano Limas, 266).

Carreta da Mamografia

Além das ações, a programação do Dia da Mulher da Saúde também está baseada na Carreta da Mamografia, que está estacionada no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez 1000A – Centro) e permanece até o dia 13 de março (sexta-feira). A Unidade Móvel do Programa Mulheres de Peito realiza o diagnóstico precoce do câncer de mama e aumenta as chances de cura em relação à doença.

Esmaltes para 4,5 mil servidoras

Para valorizar ainda mais a mulher, a Afupi (Associação dos Funcionários Públicos de Itapevi) participou no início do ano de um chamamento público realizado pela Prefeitura e irá fornecer 4,5 mil esmaltes que serão distribuídos para as servidoras públicas do Executivo, da Câmara e as inativas (aposentadas e pensionistas). As entregas começam nesta segunda-feira (9) nos prédios públicos. Cerca de 200 esmaltes ficarão disponíveis na própria Afupi para retirada das interessadas.

Conheça os serviços voltados à Mulher em Itapevi:

Sorriso Mulher

Desde 2018, a Prefeitura oferece o Sorriso Mulher, um serviço odontológico que funciona no terceiro andar do prédio do Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde). A iniciativa prioriza o atendimento de gestantes, bebês de 0 a 4 anos e mulheres vítimas de violência.

Outubro Rosa e Mamografia Grátis

Desde 2017, a Prefeitura promove diversas ações de conscientização às mulheres sobre o câncer de mama. Dentre as iniciativas estão a marcação de exame de mamografia e a parceria com o programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado de Saúde e tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o estado paulista.

Todas as mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame, independentemente de ter ou não histórico de câncer na família. Em Itapevi, a população dessa faixa etária pode fazer a mamografia em qualquer época do ano. Para isso, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde) para encaminhamento à rede de atendimento especializada.

Aulão de Zumba

O Ginásio de Esportes no Centro já é o espaço conhecido pelas mulheres itapevienses para a prática das aulas de zumba, que arrastam multidões ao longo das noites de toda a semana.  Mas além deste local, durante inúmeros eventos promovidos pela Prefeitura, desde de 2017, é possível praticar as modalidades esportivas, além das recém-inauguradas areninhas.

Centro de Referência da Mulher

O município mantém desde 2016 o Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde), um espaço voltado às moradoras de Itapevi. A unidade atua como um Centro de Diagnóstico, que disponibiliza serviços de saúde, atendimento psicológico, jurídico e de assistência social às mulheres do município.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (11) 4142-1331.